Arroxa Maria vence 3º concurso de quadrilhas do IFPE Garanhuns

Além da diversão, quadrilha levou para o Araiá uma reflexão sobre violência contra a mulher

Composta por estudantes das turmas 2º TMA, 3º TMA e 2º TEE, todas do turno da manhã, a quadrilha Arroxa Maria foi a grande campeã do 3º concurso de quadrilhas juninas do IFPE Garanhuns. A quadrilha que trouxe como temática a violência contra a mulher foi coordenada pela estudante Rosinely Félix da Silva (2º TMA/manhã) e teve como padrinhos os docentes Caio Albuquerque e João Paulo Aragão.

De acordo com Rosinely, a vitória foi uma grande surpresa para todos os participantes. No período que as quadrilhas tiveram para ensaio, nós não conseguimos reunir todos os integrantes. Como a quadrilha foi formada por alunos de três turmas diferentes não conseguimos conciliar nossos horários. Fizemos um único ensaio geral poucos minutos antes da apresentação. Apenas eu e outra integrante já dançava em quadrilha e juntamos nossos conhecimentos para ajudar aos demais. Não acreditávamos que ganharíamos, não esperávamos de forma alguma porque foi tudo muito de improviso. Acredito que a nossa animação contagiou a comissão julgadora”.

Segundo a presidente da comissão organizadora do São João, Fernanda Cavalcante, o evento uniu crítica social, ludicidade além de ser um momento de confraternização. “O concurso de quadrilhas vem, anualmente, promovendo a reflexão de forma lúdica e crítica acerca de questões sociais pertinentes e bastante presentes em nossa sociedade, como exemplo o combate à violência contra a mulher, o racismo, respeito à comunidade LGBT, ao idoso, à pessoa com deficiência e à luta indígena, além de se configurar como um momento de confraternização entre servidores, estudantes e as famílias, nessa época junina”, avalia.

O segundo lugar do concurso ficou com a quadrilha Arraiá vai passar mal, composta por estudantes do 1º TMA, 2º TMA, 2º TI da tarde e 1º TMA manhã. A terceira colocada foi a quadrilha Carrossel, formada por estudantes do 3º TI, TEE e TMA, todos do turno da tarde.

A programação do Arraía do IFPE Garanhuns contou ainda com apresentações musicais da banda do Núcleo de Arte e Cultura e da banda Memorando Circular, formada por servidores e estudantes do campus. Os quartos anos deram um show a parte com um apresentação de dança formada por um mix de músicas regional e pop.

Os integrantes da quadrilha vencedora ganharão uma viagem com local a ser definido pela comissão organizadora do São João.