Aula Inaugural marca início do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gestores, professores e o pró-reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão, deram as boas-vindas aos novos estudantes

O Campus Garanhuns realizou, nesta segunda-feira (29), a Aula Inaugural de seu mais novo curso superior: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dando as boas-vindas aos futuros tecnólogos e aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em Eletroeletrônica e Meio Ambiente.

A solenidade realizada no auditório o campus reuniu gestores, coordenadores dos cursos e contou com a presença do pró-reitor de ensino, professor Assis Leão, que na solenidade representou a reitora do IFPE, professora Anália Keila Ribeiro. “Hoje é um dia de chamamento para a alta responsabilidade que temos aqui, pois a partir de agora estaremos engajados para ver o sucesso de vocês e vocês têm uma responsabilidade histórica nesse processo. Estarmos aqui neste momento solene é o exito que o IFPE colhe de suas escolhas, inclusive a escolha que fizemos pelo processo de interiorização que nos permite viver este momento”, destacou Assis.

O pró-reitor ainda apresentou aos presentes dados atuais da oferta de cursos superior pelo IFPE. “Ofertamos hoje 17 cursos superiores, o que representa 4 mil novas vagas na educação superior no Estado de Pernambuco, gerando um impacto social muito grande, oportunizando as pessoas de exercer seu direito à educação. Tudo isso faz de nós a segunda maior instituição pública de Pernambuco, considerando as demais instituições de ensino superior”, explanou.

Já o diretor-geral do Campus Garanhuns, professor José Carlos de Sá, destacou em sua fala a importância da tomada de decisões para a transformação da vida dos ingressantes. “Nós só transformamos nossas vidas a partir de decisões e vocês escolheram esse curso e essa instituição e podem acreditar que a partir de agora estaremos aqui para proporcionar o aprendizado necessário para que vocês alcancem os melhores lugares no mercado de trabalho. Os desafios serão grandes, porém juntos manteremos o foco na construção do conhecimento tendo a certeza do sucesso de vocês”.

Em seu pronunciamento, o diretor de Ensino do Campus Garanhuns, professor José Roberto Amaral, destacou os esforços de todos que fazem o IFPE Garanhuns em ofertar um ensino de excelência para seus estudantes. “Como ex-aluno da Escola Técnica Federal de Pernambuco, hoje IFPE, sei que vocês estão aqui realizando um sonho: entrar em uma instituição federal para a seguir com a construção de novos sonhos. É com imenso prazer que recebemos também antigos alunos reafirmando o reconhecimento da instituição e todos os nossos esforços de oferecermos uma educação pública, gratuita e de qualidade, um serviço de excelência reconhecido em toda a região”, concluiu.

ADS – O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá a duração de três anos e seis meses, totalizando 2.680 h/a. As aulas serão ministradas no turno da noite e ao ano 70 vagas serão ofertadas em dois ingressos semestrais. O tecnólogo, titulação obtida com a conclusão, é um profissional com formação específica em áreas científicas e tecnológicas, visando aplicação do conhecimento no desenvolvimento de produtos, processos e serviços de modo mais direcionado ao mundo do trabalho.