Bacharelado em Engenharia Elétrica Recebe conceito 4 na avaliação do MEC

Campus comemora resultado muito próximo da nota máxima (5)

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), recebeu conceito 4 em sua primeira avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a título de reconhecimento. O resultado da avaliação é considerado bastante positivo e de extrema importância por todos da Instituição, visto que a escala de pontuação vai de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima).

A avaliação baseia-se na análise de aspectos gerais sobre a instituição, como infraestrutura, acessibilidade, assistência estudantil e investimentos realizados para estruturação do curso com salas de aulas e laboratórios. Outros pontos importantes da avaliação são o corpo docente e a análise dos/as estudantes sobre o curso.

O coordenador de Engenharia, Márcio da Silva, acredita que um resultado exitoso só pode existir se houver um engajamento de todos os atores que estão direta ou indiretamente participando dessa avaliação. “É momento de agradecermos aos nossos técnicos administrativos, docentes, gestão do campus e reitoria, todos eles têm uma parcela considerável de participação nesse resultado. Um ponto alto, sem dúvida, foi a participação de nosso corpo discente. A alegria e entusiasmo com que nossos estudantes participaram dessa avaliação foi um ponto importante para que nós alcançássemos esse sucesso ao fim da jornada.”

Para o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral Nascimento, esse resultado atesta o devido reconhecimento de que os serviços que o IFPE oferta à sociedade de Garanhuns e região é de excelência, colocando o curso de Engenharia Elétrica do Campus Garanhuns em um patamar de destaque dentre os cursos da região Nordeste e por que não do Brasil. Esse reconhecimento nos deixa muito orgulhosos e faz com que toda comunidade esteja de parabéns, essa conquista é de todos nós!”

O Reitor do IFPE José Carlos de Sá frisou como resultados positivos servem de impulso para o empenho na melhoria da qualidade. “A gente recebe o resultado com muita satisfação e com muito orgulho do trabalho que vem sendo feito. Essa avaliação é um reflexo desse trabalho, das gestões dos campi e das coordenações de cursos. Destacamos ainda o valoroso trabalho que a Pró-Reitoria de Ensino – Proden e a Comissão Própria de Avaliação – CPA vêm fazendo. Destaco também a importante participação dos corpos docente e administrativo do campus. Recebemos com muita satisfação e muita alegria e isso serve de reforço para a continuidade da melhoria do trabalho, porque o objetivo maior é o atendimento ao estudante e a sociedade no geral”.

Além do pioneirismo na formação de Engenheiros/as Eletricistas no agreste pernambucano, a primeira turma do curso rompe paradigmas tendo mulheres como as primeiras concluintes da turma em um curso ainda majoritariamente masculino.