Campus realiza formatura para os cursos Técnicos em Eletroeletrônica, Informática e Meio Ambiente

129 estudantes colaram grau nesta sexta-feira (28), em cerimônia realizada remotamente

O IFPE Campus Garanhuns realizou, na noite da última sexta-feira (28), a formatura de 129 concluintes dos cursos Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes em Eletroeletrônica, Informática e Meio Ambiente. Em decorrência do contexto da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi realizada remotamente e teve transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube.

Participaram da solenidade o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá Junior, o Diretor-Geral do campus, José Roberto Amaral, o Diretor de Ensino do campus Anderson Nunes da Silva além de gestores, coordenadores de curso, patronos e paraninfos das turmas.

A cerimônia foi iniciada com a exibição do vídeo de uma apresentação cultural do coral do campus, sob coordenação do professor Osman José dos Santos Júnior. Os integrantes do coral interpretaram “Admirável Gado Novo”, canção do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. A apresentação foi toda gravada de forma remota.

Após a apresentação dos formandos, os representantes de cada curso realizaram a leitura dos respectivos juramentos, os oradores fizeram seus discursos e foram externadas as homenagens aos escolhidos pelas turmas. Em seguida foram realizadas as falas dos coordenadores e dos gestores da instituição.

Em seu pronunciamento, o Reitor José Carlos de Sá, que foi Diretor-Geral do Campus Garanhuns, destacou a alegria de conduzir a cerimônia em um lugar tão familiar. Ele lembrou de como as formaturas são representativas para o papel que o IFPE exerce na transformação da sociedade. “As falas dos estudantes mostram que o nosso trabalho valeu a pena, que foi muito bem feito. O trabalho realizado honra o projeto de Instituto Federal, a ideia que foi pensada em 2008 para transformar vidas nos interiores desse país. São os servidores e os estudantes que fazem essa história acontecer”.

O Diretor-Geral do campus ressaltou em sua fala a importância de fazer sua primeira formatura enquanto Diretor-Geral, e o desafio de conduzir os trabalhos do campus durante a pandemia. “Para chegar até esse momento, muita coisa aconteceu nos bastidores, então nós precisamos agradecer a todos que tiveram que mudar de rotina e se adaptarem a esse novo momento, estudantes e servidores. Foi desafiador organizar uma formatura como essa, que nunca fizemos antes”. Ele afirmou que “os estudantes são vencedores, porque atravessaram, em condições adversas, um momento difícil, com aulas remotas, e chegam ao fim desse ciclo hoje”. “Que vocês, estudantes, nos ajudem a superar esse e outros momentos de dificuldade”, concluiu.