Campus realiza premiação do 1º Concurso de Redação em Homenagem ao Dia da Mulher

Gestores, servidores e pais prestigiaram a solenidade de premiação dos participantes

A comissão organizadora do 1º Concurso de Redação em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizou a premiação dos finalistas e a entrega dos certificados de participação aos estudantes, nesta terça-feira (31). A solenidade realizada no miniauditório do Campus Garanhuns contou a presença dos participantes, gestores, representantes da comissão organizadora, da banca avaliadora e pais.

O estudante Lucas Dantas Gueiros, do 4º TI manhã, ficou em 1º lugar no concurso e foi premiado com um tablet, além do certificado de primeiro colocado. O segundo e terceiro lugar ficaram para os estudantes Gabriel Alves Rocha, do 3º TI manhã, e Mariana Bulhões de Lima, do 3º TI manhã, respectivamente.

Luciana Dantas Gueiros e Neemias de Oliveira Gueiros, pais de Lucas, foram tomados pela emoção ao ver a evolução acadêmica do filho. “Apesar de sempre ter recebido muito estímulo de nossa parte para leitura, ele não se sentia motivado por parte das instituições de ensino nas quais passou e por seus professores. Não queria estudar, mas sempre foi muito inteligente, daí pensamos que ele ingressar no IFPE seria muito bom e de fato mudou a vida dele”

Para Roberto França, professor que integrou a comissão avaliadora, a participação dos estudantes foi de bastante qualidade. “Eles aliaram o exercício da língua portuguesa ao exercício de pensar sobre uma questão social. Foram além do ‘eu acho’, apresentaram dados estatísticos, citaram autores, se superaram”, avalia.

O diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior, prestigiou a solenidade e destacou a importância da participação no concurso para a formação humanística dos estudantes. “Que esta seja a primeira de muitas edições do concurso de redação. Apesar de sermos uma instituição de formação técnica buscamos ofertar uma formação mais ampla, humanística, preparando os estudantes para o aprendizado da língua portuguesa, mas fomentando o engajamento em causas que necessitam ser amplamente discutidas por toda a sociedade”.

As redações foram escolhidas entre os 39 textos submetidos de alunos regularmente matriculados nos três cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Garanhuns. As três melhores redações serão publicadas no jornal institucional IFPE Acontece na sessão Leitor Pauteiro.