Campus recebe estudantes da Escola Estadual Elisa Coelho

Alunos participam de projeto da UFRPE/UAG que objetiva dar acesso às informações sobre as instituições que ofertam cursos superiores em Garanhuns

Na terça-feira (30) o Campus Garanhuns recebeu os estudantes do 3º ano A e B, da Escola Estadual Elisa Coelho. O grupo de cerca de 60 alunos foi recepcionado pelo diretor-geral do campus, José Carlos de Sá, do coordenador do bacharelado em Engenharia Elétrica, Raphael Baltar e da coordenadora de Estágios e Egressos, Joyce Guerra.

Ao chegarem na instituição os estudantes foram recepcionados pela coordenadora da CEEG que apresentou a estrutura do IFPE Campus Garanhuns, os cursos ofertados, além dos pilares que são a base da instituição: ensino, pesquisa e extensão.

O diretor-geral do campus, professor José Carlos, declarou-se satisfeito com a visita e afirmou que a instituição estava de portas abertas para atender a população de Garanhuns e região. “Passamos a ofertar este ano o curso superior em Engenharia Elétrica, mas continuamos com a oferta de formação técnica de qualidade que com a qual vocês poderão buscar oportunidades de trabalho mais especializado. Então busquem estes espaços de formação, pois não é possível sairmos de um patamar para o outro nessa vida sem esforço”, concluiu.

Raphael Baltar fez uma apresentação do bacharelado em Engenharia Elétrica e avaliou o início do curso como bastante intenso. “Tivemos poucas desistências e a primeira turma já iniciou bastante forte, com criação de grupos de pesquisa, submissão de artigos científicos e com os cinco laboratórios bem equipados que temos nossos estudantes terão um bom suporte”, avalia.

PARCERIA – A visita é fruto das ações do projeto Conversa universitária em incentivo ao pré-universitário aprovado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), dos estudantes José Artur dos Santos Araújo e Joelma Sobral da Silva, que cursam Letras na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG).

De acordo com Artur o projeto surgiu de uma demanda não apenas de Garanhuns, mas de toda a região. “Nós avaliamos nas escolas que atuamos que os estudantes dos últimos anos encontram-se desmotivados a dar continuidade aos estudos e a prestar vestibular. Então decidimos levar o campus até a escola e trazer os estudantes às instituições que ofertam ensino superior em Garanhuns, entre elas o IFPE que ainda oferta formação técnica para quem já concluiu o Ensino Médio”.