Início do conteúdo

Caravana Espacial da UFRN encanta estudantes do IFPE Garanhuns

Alunos tiveram a oportunidade de construir e lançar seus foguetes, visitar o planetário e conhecer as ciências aeroespaciais


O IFPE Garanhuns recebeu, nesta terça-feira (20), a Caravana Espacial da UFRN. As atividades iniciaram com a apresentação do projeto, seguida das palestras sobre a Ciência dos foguetes e uma visão geral sobre o Programa Espacial do Nordeste Brasileiro.

Os/As estudantes ainda puderam assistir às sessões do planetário montado no Campus Garanhuns, participar da oficina de produção de foguetes com garrafas PETs e realizar uma pequena competição de lançamento dos foguetes criados. O vencedor foi o foguete Bombom Solitário, da turma do 2º TI manhã.

O estudante do 4º TI manhã, Luiz Fernando Ferreira da Silva, diz ter vivido uma experiência incrível durante a passagem da Caravana Espacial pelo Campus Garanhuns. “Nunca tinha visto nada parecido e fiquei com vontade de conhecer mais sobre o espaço. Apesar de ter um planetário no Parque Euclides, essa foi minha primeira vez visitando um. Adorei os robôs com os quais podíamos nos divertir enquanto aprendíamos, e o lançamento dos foguetes feitos pelos estudantes do campus. Sem dúvidas, foi uma oportunidade maravilhosa e já estou ansioso para a próxima.”.

Para o vice coordenador do projeto, Prof. Dr. Anderson Guimarães Guedes (UFRN) “a missão do Caravana Espacial no IFPE Garanhuns foi um sucesso! Conseguimos despertar, ainda mais, o interesse de jovens estudantes da região pelas ciências aeroespaciais. Precisamos manter nossos jovens sempre motivados e mostrar que as profissões direcionadas para produção científica e tecnológica são importantes para o desenvolvimento da região onde vivem e para o nosso país como um todo.”, avalia.

Ainda de acordo com Guedes, o próximo passo será estimular os/as estudantes a participarem mais ativamente de projetos que foquem em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, como é o caso do setor aeroespacial. “Hoje em dia há diversas competições como por exemplo, a Mostra Brasileira de Foguetes, a Olimpíada de satélites e a criação dos clubes de foguete modelismo que são atividades que podem ser conduzidas pelos professores da instituição e que atraem muitos jovens talentos. Muitos desses jovens serão nossos futuros engenheiros aeroespaciais ou cientistas.”, conclui.

Caravana Espacial – O Projeto Caravana Espacial é executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem como colaboradores o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Agência Espacial Brasileira. O IFPE Garanhuns foi selecionado pelo grande potencial para o desenvolvimento científico e tecnológico aeroespacial da região e do país.

» Conheça o site do Projeto

Fim do conteúdo