Chega ao fim Curso de Formação Continuada em Língua Inglesa

Financiado pelo Conselho Britânico e ofertado pelo IFPE Campus Garanhuns, curso certificou professores de Inglês das redes pública e privada

Os professores que participaram do Curso de Formação Continuada em Língua Inglesa, financiado pelo Conselho Britânico e ofertado pelo IFPE Campus Garanhuns, receberam seus certificados de conclusão, nesta sexta-feira (9). A solenidade aconteceu no miniauditório do campus e contou com a presença dos concluintes, docentes e gestores.

O curso objetivou capacitar professores de língua inglesa, com regência do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino (municipal e estadual) e da rede privada. Para a coordenadora do projeto e ministrante do curso, Fernanda Gonçalves, o envolvimento de todos e o acolhimento ao projeto pela gestão do Campus Garanhuns garantiram os resultados.

“Quero fazer meus agradecimentos mais que especiais à professora Rita Jota pelo apoio na elaboração do edital, a Direção Geral, na pessoa do professor José Carlos, pela acolhida e apoio ao projeto e a França que ministrou parte do curso. Sem as pessoas do nosso lado não conseguimos nada na vida. Além de agradecer a todos eles pelo apoio quero agradecer a vocês que compareceram dispostos todos os sábados, acreditando que podem fazer a diferença na vida de seus alunos. Aprender novas metodologias, mudar e motivar os alunos, essa é a proposta”, concluiu.

Para o coordenador do Centro de Línguas Estrangeiras, de onde partiu o projeto, Roberto França, o sentimento era de satisfação em ver os resultados. “O engajamento dos alunos e o apoio da gestão nos ajudaram a driblar as dificuldades para vivermos este momento. Foi muito desafiador começar um curso que a pessoa que tinha pensado, idealizado estaria fora do país, mas acompanhou tudo, trocou ideias e conseguimos”, avaliou.

Já o diretor de Administração e Planejamento do Campus Garanhuns, Marcos Rogério França, que na solenidade representou a direção geral, destacou em seu pronunciamento o fato do projeto ter sido o único aprovado no Brasil. “ Vocês fizeram parte do único projeto aprovado no Brasil pela seleção pública do Conselho Britânico, uma oportunidade única de enriquecer o currículo e ampliar as experiências de vida, de mundo. Esperamos que retornem, pois projetos como este terão sempre o apoio da instituição”, destacou.

RESULTADOS – Os concluintes já sentem os resultados da aplicação dos conhecimentos adquiridos em suas salas de aula. Lucas Evangelista, um dos sete concluintes, acredita que com os conhecimentos adquiridos ele já modificou suas metodologias de ensino da língua inglesa. “Por meio das metodologias aqui ensinadas é possível quebrar aquele paradigma de professor copia no quadro e aluno anota os conteúdos. Aprendi novas maneiras, novos meios de passar o conhecimento e o resultado prático é que antes os alunos estavam acostumados a pegar o dicionário e traduzir palavras, hoje interagem mais com o professor, em aulas mais dinâmicas com interesse maior no estudante”.

Josênia Oliveira diz que mudou sua didática. “Inglês é para ser prazeroso, e já que não é vivenciado no dia a dia, quando podemos proporcionar a sua vivência é diferente. O curso me fez modificar a forma como eu estava ensinando, vi que não precisava escrever tanto. Escreve menos, explica mais, fala mais, fica mais agradável. Eles estão gostando de Inglês, me recebem em sala com satisfação reclamam porque a aula acabou, tem sido muito gratificante”, declarou.