Dpesq realiza ambientação sobre pesquisa com novos estudantes

Estudantes obtiveram orientações sobre ações, projetos e grupos de pesquisa do Campus Garanhuns

Nos dias 13 e 14 de fevereiro a Divisão de Pesquisa do Campus Garanhuns (Dpesq) realizou uma ambientação sobre pesquisa com os feras 2020.1. A ação já faz parte da agenda anual da divisão, que realizou a ação pela terceira vez, contemplando estudantes de todos os cursos ofertados no Campus. Participaram da ação gestores, docentes e estudantes que atuam na pesquisa e inovação, que se revezaram nas intervenções realizadas nos turnos manhã, tarde e noite.

Para o chefe da Divisão de Pesquisa, prof. João Paulo Aragão, a participação e o interesse dos estudantes ficou evidente. “Para nós, trata-se de um momento de esclarecimento e abertura a estes estudantes que ingressam numa instituição que, além das atividades de ensino, permite a vivência da extensão e da pesquisa em sua indissociabilidade. A orientação dos docentes e técnicos a estes estudantes em sua trajetória, a colaboração dos estudantes pesquisadores, compartilhando suas experiências, entretanto, são incentivos importantes para que o estudante recém-ingresso possa de fato vivenciar experiências em pesquisa e/ou inovação, tais como os projetos, planos e grupos de pesquisa”, explicou.

Dentre as informações apresentadas destacam-se os principais canais para obtenção de informações oficiais sobre pesquisa no IFPE, em especial no Campus Garanhuns, os projetos de pesquisa já realizados e em andamento, os nomes dos estudantes pesquisadores atualmente, dicas sobre como participar de um trabalho institucionalmente reconhecido em pesquisa, grupos de pesquisa existente no Campus Garanhuns e o boletim Internexus.

De acordo com a Dpesq, a ambientação não visa explicar tudo sobre pesquisa para os estudantes, mas apresentar a possibilidade deles desenvolverem atividades desta natureza ao longo de sua vida acadêmica no instituto.