Economia do cuidado foi o tema da aula inaugural do Programa Mulheres Mil no IFPE Garanhuns

Evento realizado na sexta (24), marcou o início do programa em todos o IFPE

Com falas potentes e histórias de vida que emocionaram a todas/os presentes, a aula inaugural do Programa Mulheres Mil no Campus Garanhuns, trouxe a temática da Economia do Cuidado para abrir a formação e deu início às atividades do programa no IFPE. A aula foi ministrada pela advogada, professora e mestra em Direitos Humanos pela UFPE, Milwia Anjos.

A aula realizada na última sexta (24), no auditório do IFPE Garanhuns, contou com a presença da Pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva, do Coordenador-geral do Programa Mulheres Mil no IFPE, Petrônio Pereira, da Coordenadora-geral da Equipe Multidisciplinar Sistêmica do programa no IFPE, Adiliane Barbosa, além da Coordenadora adjunta no Campus Garanhuns, Jandy de Paula Gomes.

A história de Carina Souto, estudante do curso de Auxiliar em Meio Ambiente, mostrou a importância de oferta de cursos de formação profissional para mulheres. “Escolhi esse curso por morar na zona rural e acreditar que posso levar conhecimentos importantes para minha comunidade e para a boa convivência com a caatinga.”, Carina é da Comunidade Quilombola Sítio Cascavel, em Capoeiras – PE.

Já Maria José Lopes dos Santos é secretária-geral da Associação de Moradores da Massaranduba, comunidade vizinha ao IFPE Garanhuns, também será cursista de Auxiliar em Meio Ambiente e tem um longo histórico de atuação nos movimentos sociais e diversos conselhos. “Sou titular dos Conselhos Municipais de Saúde e de Alimentação Escolar, suplente no Conselho Municipal de Assistência Social, curiosa e com sede de saber. Quero poder contribuir socialmente com o que aprenderei neste curso.”, relata Maria José.

O IFPE Garanhuns deseja boas-vindas a estas Mulheres Mil e mantém seu compromisso social com a formação de grupos historicamente excluídos.