Empresa Júnior de Engenharia Elétrica é aprovada no Consup

A ACETEC Jr. é primeira Empresa Júnior gestada no Campus Garanhuns

O Campus Garanhuns aprova sua primeira Empresa Júnior no Conselho Superior do IFPE (Consup): ACETC Jr – Empresa Júnior em Automação, Controle e Eletrotécnica. A aprovação aconteceu na última reunião ordinária do Consup, realizada na segunda-feira (26).

De acordo com o coordenador do bacharelado em Engenharia Elétrica, Márcio Silva, as primeiras discussões sobre a criação ACETEC Jr. iniciaram logo após a aprovação do regulamento das empresas juniores do IFPE, em abril de 2019. “Com a aprovação do regulamento e objetivando deixar o próprio legado, um grupo de estudantes do Curso Superior de Engenharia Elétrica iniciou o movimento de formação da primeira Empresa Júnior (EJ) do IFPE Garanhuns. Além da iniciativa dos estudantes, contamos, ao longo desta caminhada inicial, com o apoio do Diretor-geral anterior e o atual, professores José Carlos e Roberto Amaral, e dos docentes Wilker Azevedo, Márcio Silva e Heverton Souza para colaborar nesta empreitada, dando o suporte inicial necessário para concretização deste projeto.”, explica.

A ACETEC Jr. é composta pelos estudantes do bacharelado em Engenharia Elétrica: Eduarda Sales (Presidente), Eduardo Vieira (Vice Presidente), Mariana Xavier (Diretora Administrativo-Financeiro), Múcio D’emery (Diretor de Gestão de Pessoas), Joeliton Silva (Diretor de Marketing), Gabriel Belém (Diretor de Operação), Jonas Mateus (Diretor de Projetos) e Romana Galdino (Secretária) e tem suas atividades ligadas à Engenharia Elétrica, contando com os professores Wilker Azevedo, Márcio Silva e Heverton Souza como orientadores titulares e Manoel Neto, Gerônimo Barbosa e Anderson Lopes como orientadores de apoio. Com a aprovação no Consup, a EJ realizará consultorias voltadas a projetos fotovoltaicos, luminotécnicos, elétricos residenciais e industriais e de domótica.

Para o diretor-geral do Campus Garanhuns é um passo histórico para o campus, em especial para a comunidade vinculada ao Bacharelado em Engenharia Elétrica. “Por ser a primeira EJ do Campus Garanhuns, este pioneirismo certamente motivará e abrirá caminhos para os demais cursos buscarem por esta iniciativa. Além da possibilidade de fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes, introduzindo-os, através da ACETEC Jr., nas relações entre o teórico e o prático, entre a academia e o mercado de trabalho.”, avalia.

O representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e orientador da Empresa Jr., professor Heverton Souza, destaca as oportunidades proporcionadas pela EJ. “A ACETEC Jr. possibilitará ao estudante a realização daquilo que aprendeu em sala de tal maneira que irá absorver experiência suficiente para se tornar um profissional diferenciado na sua área.”

A presidente da empresa júnior, Eduarda Sales, acredita que a aprovação da Empresa Jr. representa “a recompensa pelos esforços de um grupo muito dedicado em fazer esse projeto acontecer, mas principalmente o início de uma nova etapa na jornada acadêmica de muito aprendizado e vivências.” Sobre os planos futuros, a presidente da empresa explica que a equipe está trabalhando na formalização jurídica da ACETEC Jr. para os próximos dias e, a partir daí, iniciar a prestação dos serviços.