Estudante de Engenharia Elétrica é destaque em congresso nacional

Artigo de Matheus Saturno foi classificado entre os 24 melhores do Brasil, dentre os mais de 400 enviados de todo o país

Por mais um ano, o IFPE Garanhuns está compondo a lista dos melhores trabalhos propostos no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc), evento nacional realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

No ano de 2021, o artigo “Hardware para monitoramento de Sinais Fisiológicos de Animais” ficou entre os 24 melhores, dente os mais de 400 artigos enviados de todo o país e será apresentado no Contecc que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro. O trabalho desenvolvido pelo estudante do Bacharelado em Engenharia Elétrica, Matheus Saturno, sob orientação do professor Geronimo Barbosa, e coautoria do aluno Jonas Mateus Galindo, apresenta um sistema para monitoramento dos parâmetros fisiológicos de caprinos, com acompanhamento pela internet, de frequência respiratória, batimento cardíaco e georreferenciamento.

De acordo com Matheus, o grande diferencial do projeto é democratizar o acesso a tecnologias de automação no monitoramento de criações, pensando em produtores de pequeno e microporte e na pecuária familiar. “Esse sistema já existe no Brasil, porém é caríssimo. O que fizemos foi criar um sistema simples, para baratear esse custo e democratizar o acesso ao pequeno produtor, e serve para todo tipo de criação. A proposta é criar uma rede de sensoriamento, sistema e automação, a baixo custo, voltada para as atividades do campo.”

Matheus Saturno é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e compõe o projeto de pesquisa PIBIC “Aplicação de Automação e Controle”, coordenado pelo docente Geronimo Barbosa. O estudante busca em sua origem indígena o anseio de desenvolver tecnologias voltadas ao desenvolvimento do campo. “Fiquei muito feliz com esse resultado. É muito satisfatório para mim, estudante indígena [Fulni-ô], do interior de Pernambuco, estar entre os melhores trabalhos em um evento nacional. Agradeço ao Campus Garanhuns a oportunidade de ser bolsista e por investir e acreditar na pesquisa e na iniciação científica.”, declara.

Para o docente Geronimo Barbosa, os frutos colhidos são resultados dos esforços coletivos de todos que fazem o IFPE: alunos, professores, direção e apoio administrativo. “Essa classificação aponta que estamos no caminho correto, para colocar a Engenharia Elétrica do IFPE Garanhuns no mapa da produção técnico-científica brasileira e na formação com qualidade de recursos humanos. Agradeço a família IFPE Garanhuns, que apoia e trabalha arduamente para o fortalecimento da educação pública de qualidade e na formação sólida de técnicos e engenheiros para a sociedade.”, avalia.

>> Acesse a lista de artigos selecionados

Conheça o histórico de premiações e menção honrosa:

2015: Melhores trabalhos do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e Agronomia, Trabalho: Planta Experimental para Tratamento de Efluente da Produção do Biodiesel.

2018: Melhores trabalhos do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e Agronomia, Trabalho: Construção de um Detector de Metais Caseiro de Baixo Custo.

2019: Quinto melhor trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Trabalho: Experiências de Aprendizagem Baseado em Projetos no Ensino de Graduação em Engenharia Elétrica.

2021: Melhores trabalhos do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e Agronomia, Trabalho: Hardware para monitoramento de Sinais Fisiológicos em Animais.