Início do conteúdo

Estudantes do IFPE Garanhuns são finalistas da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Final da competição será realizada de forma presencial, nos dias 30 e 31 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo


Três estudantes do IFPE Campus Garanhuns estão entre os finalistas da 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma das maiores competições acadêmicas do país. Anabela Jasmim Campos de Oliveira, Mariana Bezerra Siqueira e Maryanne Ferreira de Almeida, alunas do 2º ano do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, integram a equipe Tríplice Colina, orientada pelo professor de História, Ciro Linhares de Azevêdo.

A equipe garantiu vaga na fase final da competição, que será realizada de forma presencial nos dias 30 e 31 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. A ONHB se destaca por seu formato inovador, baseado em uma metodologia gamificada e fundamentada no conceito de História Pública. Ao longo de sete fases online, os participantes enfrentaram desafios que exigiram análise de fontes históricas, interpretação crítica e resolução colaborativa de problemas, simulando práticas reais do ofício historiador.

Nesta edição, mais de 225 mil estudantes, distribuídos em cerca de 57,1 mil equipes de todo o Brasil, participaram da olimpíada. Apenas 351 equipes conquistaram a classificação para a fase final. Pernambuco terá 48 representantes, entre elas a Tríplice Colina, única equipe de Garanhuns classificada.

Para o professor Ciro Linhares, o resultado reflete o compromisso com a formação crítica e de qualidade na rede pública de ensino. “É emocionante ver nossas estudantes enfrentando um desafio tão complexo com dedicação e curiosidade intelectual. A ONHB é uma experiência que transforma a relação com a disciplina de História e com o mundo. Além da felicidade de contemplar os frutos da educação de excelência ofertada pelo IFPE Garanhuns, instituição pública e de qualidade.”, destaca Linhares.

A cerimônia de premiação acontecerá ao final da etapa presencial, na UNICAMP. Além da prova, o evento proporciona momentos de troca entre estudantes de diferentes regiões, vivências culturais e celebração do protagonismo juvenil na produção do conhecimento histórico.

O IFPE Campus Garanhuns parabeniza a equipe Tríplice Colina por essa conquista e deseja uma excelente participação na grande final da ONHB 2025!

Fim do conteúdo