Estudantes do IFPE Garanhuns são selecionados para o I Congresso Nacional de Letramentos

Evento acontece de 16 a 18 de outubro, na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina

Três estudantes do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Sociais (GEPS) do Campus Garanhuns tiveram seus trabalhos selecionados para o I Congresso Nacional de Letramentos (COLES), com o tema “Inovação e diversidade nos letramentos e gêneros textuais/discursivos”.

Os estudantes Saulo Durães Silva e Luciana Maria de Lima são bolsistas PIBIC, com pesquisas fomentadas pelo CNPq. Já a estudante Jamily Gomes de Andrade é bolsista PIBEX, com projeto de extensão custeado pelo IFPE. Os três são orientados pelo Prof. Dr. Valfrido da Silva Nunes, coautor dos trabalhos que serão apresentados no COLES e coordenador do GEPS.

O evento, de caráter multidisciplinar, discutirá práticas de leitura e escrita na educação superior na perspectiva dos letramentos acadêmicos e será promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), de 16 a 18 de outubro de 2024, em Teresina.

De acordo com o orientador dos estudantes, a seleção dos trabalhos “trata-se de um reconhecimento da qualidade das atividades de pesquisa e de extensão que desenvolvemos no Campus Garanhuns, porque estes trabalhos são submetidos a uma comissão científica que faz uma avaliação criteriosa do que entra ou não na programação do evento. Além disso, é importante frisar a importância do grupo de estudos – no caso, o GELPS – como espaço de discussão, para irmos além das atividades de ensino, sem esquecer os esforços dos/as bolsistas, que têm dado o seu melhor; portanto, todo mérito a eles.”, avalia Nunes.

Valfrido ainda considera a participação de estudantes em eventos nacionais, “uma oportunidade de dar visibilidade ao IFPE, estabelecermos parcerias e fortalecermos ainda mais o curso de Engenharia Elétrica nas próximas avaliações do MEC, no anseio de atingirmos o conceito máximo.”.

Conheça os trabalhos selecionados para o COLES:

Trabalho 1: “A ação retórica de fundamentar teoricamente a pesquisa no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na engenharia elétrica”

Autor: Saulo Durães Silva

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6212710924126285

Coautor: Valfrido da Silva Nunes

Fomento: Bolsista PIBIC custeado pelo CNPq

Trabalho 2: “O processo de citação na fundamentação teórica do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na engenharia elétrica”

Autora: Luciana Maria de Lima

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9185245329167642

Fomento: Bolsista PIBIC custeada pelo CNPq

Trabalho 3: “O gênero resumo acadêmico de TCC na engenharia elétrica como membro de uma família de textos”

Autora: Jamily Gomes de Andrade