IFPE dará início a novas obras de infraestrutura em quatro campi

Ministério da Educação autorizou, neste sábado (28), o repasse de R$ 14,9 milhões para execução de projetos em Belo Jardim, Ipojuca, Caruaru e Garanhuns

O IFPE foi contemplado com a liberação de R$ 14.925.409,85 para execução de obras nos campi Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Ipojuca. A autorização do repasse foi assinada, neste sábado (28), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e possibilitará a execução de projetos para ampliar a infraestrutura das unidades.

Em ato realizado no Campus Caruaru, o ministrou oficializou a liberação de R$  R$ 1.236.854,00 para a construção de um novo bloco para atender os estudantes do curso de Engenharia Mecânica. O galpão ocupará uma área de 1.200 metros quadrados e contará com dez salas de aula, além de laboratórios. A previsão é de que as obras sejam concluídas num prazo de seis meses após o término da licitação para a escolha da empresa responsável pela construção.

Na ocasião, também foi autorizada a liberação de R$ 5.925.224,25  para a construção das novas bibliotecas dos campi Garanhuns e Ipojuca. Cada prédio terá uma área de 833 metros quadrados, com espaço multimídia, cabines de estudos, laboratório de informática, salão de leitura e acervo geral.

“Não há obras sem projetos. Muitas vezes não se tem a dimensão do esforço que é feito para se dar início a obras como essas. Há um trabalho de toda uma equipe para conseguir elaborar os projetos. Temos trabalhado para ampliar o acesso à Educação Profissional e toda essa estrutura está sendo preparada para receber mais estudantes,” afirmou o ministro Mendonça Filho.

Na cerimônia realizada no Campus Belo Jardim, foram liberados os recursos destinados à construção do prédio de Informática, que abrigará as instalações do novo curso de Engenharia de Software, previsto para ser oferecido a partir do Vestibular do ano que vem. A obra está orçada em R$ R$ 6.622.901,08. No mesmo ato, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do sistema de esgotamento sanitário e efluentes, no valor de R$ R$ 1.140.429,92.

Representando a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, o Pró-Reitor de Administração, Rozendo França,  destacou a importância dos novos investimentos. “São recursos que permitirão ao IFPE oferecer uma formação ainda melhor para os nossos estudantes. Esses projetos só reforçam nosso compromisso em oferecer uma Educação Profissional de qualidade”, enfatizou.

Também acompanharam as cerimônias, a Pró-Reitora de Extensão, Ana Patrícia Falcão, a Diretora do Departamento de Obras, Virgínia Gouveia, além dos diretores gerais dos campi Ênio Camilo (Ipojuca), Adalberto Arruda (Barreiros), José Carlos (Garanhuns), Elaine Rocha (Caruaru) e Francisco das Chagas (Belo Jardim).