IFPE e SDRMA realizam solenidade de culminância de projeto de educação ambiental

Placas de identificação de espécies da flora de parques urbanos de Garanhuns já encontram-se à disposição de visitantes

A parceria frutífera entre IFPE Campus Garanhuns e Prefeitura de Garanhuns ganha mais uma realização: a instalação de placas informativas sobre as espécies da flora existente nos parques verdes urbanos da cidade, entregues para a população em solenidade realizada nesta sexta-feira (19).

O momento contou a presença do Diretor-geral do IFPE Campus Garanhuns, Prof. José Roberto Amaral Nascimento e da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Pâmela Rodrigues Azevedo, além do coordenador do projeto e responsável pela ação, Prof. João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, gestores de pesquisa e extensão do campus e administradores dos parques Euclides Dourado e Ruber Van Der Linden.

O projeto de extensão do IFPE Garanhuns “A Escola Vai ao Parque: Pensamentos e Tecnologias em Prol de Uma Educação Ambiental Crítica e Cidadã” pretende proporcionar aos visitantes dos parques verdes urbanos da cidade uma nova experiência.

A partir de agora, os visitantes dos parques de Garanhuns poderão obter informações sobre as espécies da flora existentes nesses ambientes apenas com a leitura de QRcodes disponíveis em placas espalhadas pelos parques. “Basta localizar uma plaquinha, apontar o smartphone com o leitor de QRcode ativo e acessar o conteúdo. E, claro, aprender mais, usando tecnologias que aproximam as pessoas de conhecimentos, ampliando as formas de lazer e educação e cuidando dos nossos parques”, explica o coordenador do projeto Prof. Dr. João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão.

Com a leitura do QRcode, o(a) usuário(a) dos parques terá acesso as fichas de identificação de uma amostra das espécies vegetais existentes, como origem, família, local, classificação tipológica, tipo de raiz, caule, porte, crescimento, luz, uso paisagístico, com apresentação do conteúdo em PDF e em áudio (podcast), na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência visual, especialmente.

Para a secretária, que é egressa do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Garanhuns, a parceria de sua antiga casa de formação e a gestão municipal aproxima a população em geral do mundo acadêmico. “Com este projeto podemos proporcionar aos visitantes dos parques uma experiência de educação ambiental atrelada a novas tecnologias e sensibilizar para um uso mais consciente e educativo desses espaços.”, declara.

De acordo com o diretor-geral do campus, Roberto Amaral, projetos em parceria entre o IFPE e a Prefeitura de Garanhuns, com diversas secretarias, vem se consolidando e ampliando a abrangência das ações além dos muros da instituição. “É um pedacinho do IFPE e do trabalho de uma instituição feita por muitas mãos que vemos aqui. Temos tido apoio de diversas secretarias para ampliar ações e quem ganha com isso é a população de Garanhuns e região.”, destaca.

A ação de extensão desenvolvida por estudantes e docentes do IFPE Campus Garanhuns em parceria com estudantes da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias – CAIC e da Escola Estadual Senador Aderbal Jurema, está vinculada ao grupo de pesquisa “Observatório Elo: núcleo de estudos sobre meio ambiente, sociedade e espaço”, cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), que fomentou as bolsas, juntamente ao IFPE Garanhuns, que ainda subsidiou a produção e instalação das placas. Os podcasts podem ser ouvidos no canal do Campus Garanhuns, no YouTube.