Notícias
IFPE Garanhuns aprova quantidade recorde de planos de atividade de pesquisa para o ciclo 2025/2026
No momento, o campus conta com 47 planos de atividade de pesquisa vigentes, sendo este o maior número já registrado em seus 15 anos de existência
O Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) alcançou um marco histórico em suas ações de pesquisa. Para o ciclo 2025/2026, foram aprovados 38 planos de atividade nos programas de iniciação científica e tecnológica (Edital REI/IFPE nº 26/2025), além de 5 planos aprovados no Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico – BIA (Edital REI/IFPE nº 35/2025). Somando-se estes números aos das bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o campus passa a contar com 47 planos de atividade de pesquisa vigentes, o maior número já registrado em seus 15 anos de existência.
Um dado relevante é que cerca de 70% das bolsas são custeadas com recursos do próprio campus, evidenciando o compromisso institucional com o fortalecimento da pesquisa e inovação.
De acordo com o professor Rafael Barros, chefe da Divisão de Pesquisa (DPESQ), esse resultado reflete um movimento de engajamento cada vez maior da comunidade acadêmica. “Esse resultado é fruto de um interesse crescente dos docentes e discentes do campus pelo eixo da pesquisa e inovação. A tendência é a expansão cada vez maior das ações de pesquisa, principalmente através da aproximação com o arranjo produtivo local, para que o conhecimento técnico-científico dos nossos pesquisadores possa ser aplicado na solução de problemas reais da nossa comunidade”, afirma ele.
A lista completa dos projetos de pesquisa em andamento no Campus Garanhuns pode ser consultada no Portfólio de Projetos da DPESQ.