Notícias
IFPE Garanhuns celebra conquistas estudantis em cerimônia de premiação das olimpíadas OBA, ONC e OLITEF
A cerimônia reconheceu os 26 estudantes que participaram da OBA e ONC, e os 24 que competiram na Olimpíada do Tesouro Direto, totalizando 50 premiações
Na tarde do dia 6 de junho, o IFPE Campus Garanhuns promoveu a cerimônia de premiação que homenageou estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2024 e da 1ª edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF).
O evento reuniu estudantes, familiares, professores e gestores da instituição e teve como objetivo reconhecer publicamente o esforço e o mérito dos estudantes que participaram das olimpíadas científicas, reafirmando o compromisso do IFPE com a valorização do conhecimento e da excelência educacional.
Durante a cerimônia, os coordenadores e gestores da instituição destacaram a importância da participação dos estudantes e os impactos transformadores das olimpíadas. Para o professor Marcos Batista, coordenador da OBA e da ONC no campus, o momento foi marcado por alegria e superação. “Com muita alegria e satisfação chegamos a esse momento tão aguardado. Fizemos essas olimpíadas enfrentando dificuldades, mas a recompensa é ver vocês aqui, alcançando esse êxito. Que isso os motive cada vez mais no caminho das ciências, da astronomia e também da educação financeira.”, destacou Batista.
O professor Marcos Leite, coordenador dos cursos técnicos Integrados, reforçou o valor do reconhecimento acadêmico. “Parabéns aos medalhistas, aos que receberam menção honrosa e também aos que conquistaram certificados. Não desmereçam os certificados — eles representam conquistas em um universo enorme, e poucos chegam onde vocês chegaram. Continuem buscando as oportunidades das olimpíadas, mesmo na universidade. Participar de competições científicas sempre vale a pena.”, disse Leite.
Já o diretor-geral do campus, professor José Roberto Amaral, ressaltou a qualidade do ensino no IFPE e o impacto direto das olimpíadas na vida dos estudantes. “Não existe uma olimpíada em que inscrevemos nossos estudantes e não tenhamos bons resultados. Isso reflete a nossa qualidade de ensino e a dedicação de nossos discentes. Hoje, as olimpíadas abrem portas, muitas universidades já selecionam medalhistas, são verdadeiras portas para o futuro acadêmico.”, ressaltou Amaral.
Um campus premiado – A cerimônia reconheceu os 26 estudantes que participaram da OBA e ONC, e os 24 que competiram na Olimpíada do Tesouro Direto, totalizando dezenas de homenagens entre certificados, menções honrosas e medalhas.
Confira os destaques:
Medalhistas de Ouro
Olimpíada Nacional de Ciências ONC:
1. Ariane Ferreira Alves da Silva
2. Gustavo Alexandre Pereira de Barros
3. José Adalberto Tenório Cavalcante
4. Mayara Caroline Sobral Alves.
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF):
1. Miguel Félix França Cruz
2. Wellington Júnior da Silva Filho.
Medalhistas de Prata
Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):
1. Taís de Lima Silva Pereira
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF):
1. Heitor Salvador Jonatas
2. João Pedro da Silva
3. José Lucas Dutra da Silva
4. Pablo Ramón de Morais Araújo
Medalhistas de Bronze
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):
1. José Lucas Dutra da Silva
2. Júlio César das Neves
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF):
1. Gean Lucas Alves Oliveira
2. Iara Maria da Silva