IFPE Garanhuns promove curso preparatório para OMAPE 2022

Inscrições de 15 a 30 de abril, no site da olimpíada; Curso de extensão é gratuito e aberto para estudantes de escolas públicas e privadas

O IFPE Garanhuns abre inscrições, de 15 a 30 de abril, para o curso preparatório para a Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano (OMAPE) 2022. A OMAPE e o curso são frutos de projeto de extensão desenvolvido no Campus Garanhuns que foca na preparação da matemática olímpica, também contemplando outras grandes competições da área, a exemplo da OBMEP, OBM, OPEMAT, OMIF.

Neste ano serão ofertadas 60 vagas por nível, sendo 40 para estudantes de escolas públicas e 20 para estudantes de escolas particulares. As vagas serão preenchidas através da ordem de inscrição.

O curso preparatório será realizado de forma assíncrona, isto é, os materiais didáticos serão postados na plataforma, no mínimo duas vezes por mês, e o estudante terá como dever consultar o material, resolver e enviar as fichas de exercícios dentro do prazo estabelecido. Ao final do curso, previsto para novembro de 2022, os estudantes que conseguirem no mínimo 70% de participação da devolução das fichas e média maior ou igual a 6,0, receberão um certificado de participação.

As inscrições devem ser realizadas no site da OMAPE e será preciso ter um e-mail da conta GMAIL para acessar a sala de aula virtual. A lista com os nomes dos estudantes que garantiram a vaga será divulgada no site da OMAPE, no dia 05 de maio. Os materiais didáticos serão postados a partir do dia 10 de maio.

OMAPEA Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano (OMAPE) é a primeira olimpíada de matemática destinada ao Agreste de Pernambuco. A OMAPE conta com o apoio da Olimpíada Brasileira da Matemática (OBM) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Sendo dividida em três níveis, Nível A (6º e 7º ano do ensino fundamental), Nível B (8º e 9º ano do ensino fundamental) e Nível C (ensino médio). A OMAPE é uma das olimpíadas Regionais que selecionam estudantes para participarem da OBM.

A competição tem como principais objetivos reconhecer os estudantes que mais se destacam em matemática, estreitar a relação do IFPE com outras instituições de ensino, além de classificar para a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Em 2019 a OMAPE foi realizada nos seguintes Campus do IFPE: Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira contemplando mais 700 estudantes, mais de 70 escolas inscritas e mais de 20 municípios. Selecionando 09 estudantes para OBM. No ano de 2020 a edição da OMAPE foi suspensa, devido a pandemia do COVID-19 e em 2021, sua edição aconteceu de forma virtual. Foram selecionados 15 estudantes para realizar a OBM.

Dúvidas devem ser encaminhadas à coordenação da OMAPE através do e-mail omape.ifpe@gmail.com.

>> Inscrições