Início do conteúdo

IFPE Garanhuns realiza ação de prevenção e combate ao bullying

A iniciativa foi realizada nos dias 3 e 4 de setembro pelos setores de Psicologia e Pedagogia da Direção de Assistência ao Estudante (DAE) do campus


Nos dias 3 e 4 de setembro, a psicóloga Rossana Rameh e a pedagoga Cida Cruz, integrantes da equipe da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), conduziram momentos de diálogo com estudantes dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos integrados sobre a prevenção e o combate ao bullying e a promoção de relações interpessoais saudáveis no âmbito escolar.

Articulada pela Coordenação de Assistência Estudantil (COASES) e pelo Setor de Psicologia (PSIC), a ação trouxe reflexões a respeito da violência no espaço escolar ocorrida em situações de bullying e contribuir para a construção e/ou a manutenção de relações saudáveis entre os/as discentes, a partir dos princípios da escuta, do acolhimento e do respeito ao outro.

Bullying

O bullying caracteriza-se pela intimidação sistemática, praticada por indivíduo ou grupo, mediante violência física ou psicológica contra uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente. Quando ocorrido em meio virtual, é denominado de cyberbullying. No Brasil, a Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e a Lei nº 14.811, de 12 de janeiro de 2024, dentre outras coisas, criminaliza as práticas de bullying e cyberbullying.

 

Fim do conteúdo