IFPE Garanhuns recebe seu primeiro registro de software do INPI

Docente Eduardo Garcia Wanderley esteve a frente dos trabalhos para registro do SysONG

O Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em parceria com a Universidade do Agreste Pernambucano (UFAPE), obteve seu primeiro registro de programa de computador, o software SysONG, via Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com o representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus Garanhuns, Prof. Heverton Rodrigo de Souza, a criação e a proteção do softwares através do INPI representa o resultado do trabalho de fomento ao desenvolvimento de projetos de inovação voltados à geração de produtos que resultarão em propriedade intelectual. Com o registro, o software passa a ter proteção, autoria e titularidade.

A conquista é fruto do trabalho do Prof.º Eduardo Garcia Wanderley (IFPE), em parceria com o Prof.º Jean Carlos Teixeira de Araújo (UFAPE) e membros discentes das duas instituições e contou com o fomento do NIT IFPE Garanhuns.

“Esse registro de software contribui fortemente para a transformação e consolidação do IFPE como centro de referência em pesquisa aplicada e geração de Inovação Tecnológica no Agreste Pernambucano.”, explica o Prof. Heverton.