IFPE Garanhuns utilizará aparelhos de TV box apreendidos pela Receita Federal em projetos de pesquisa

Receita destinou 25 equipamentos ao Campus Garanhuns, que modificará os aparelhos para uso didático

O IFPE Campus Garanhuns recebeu a doação de 25 aparelhos de TV Box apreendidos pela Receita Federal. Os aparelhos ganharão uma função pedagógica e serão usados pelos estudantes dos cursos Técnico em Informática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tanto na transformação em microcomputadores de baixo custo, como para uso em pesquisas e laboratórios.

As TV Boxs foram entregues, nesta quinta-feira (18), ao chefe da Divisão de Pesquisa, prof. Marcelo Araújo, e aos pesquisadores David Alain Nascimento, Diego Lopes e Rafael Barros, que desenvolverão projetos pilotos com os equipamentos. De acordo com Nascimento, “os aparelhos serão usados para o desenvolvimento de sistemas embarcados e arquiteturas de computação distribuídas e em nuvem local, que seria adaptar os aparelhos de TV BOX para utilização como um computador com sistema Linux”, explica.

De acordo com o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral, a proposta é que a partir desta primeira doação e com a apresentação à Receita Federal de projetos e soluções didáticas de uso das TV Boxs, novas remessas desses equipamentos possam ser doadas ao IFPE. “Sabemos do grande potencial de nossos pesquisadores e das diversas possibilidades de uso desses equipamentos por nossos estudantes. Almejamos que eles possam desenvolver uma série de projetos que enriqueçam a formação acadêmica e fortaleçam a parceria entre IFPE e Receita Federal”, avalia Amaral.

As TV Boxs são aparelhos que permitem o acesso a canais de TV e serviços de streaming (como Netflix, Prime Video, Disney+, entre outros) pela internet. No Brasil, de acordo com a Anatel, nem todas as TV Box são legais. Porém, a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) estima que 6 milhões de lares possuem acesso pirata à TV por assinatura no Brasil, o que provoca um prejuízo de R$ 15 bilhões por ano às empresas.