IFPE participa da 5ª Feira de Troca de Sementes Crioulas

Campus Garanhuns foi uma das instituições parceiras na realização do evento

Ao longo desta quinta-feira (22) representantes do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Garanhuns participaram da quinta edição da Feira de Troca de Sementes Crioulas, promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e Rede SEMEAM.

Além do stand do Campus Garanhuns, organizado pelas docentes Mayara Dalla Lana e Marília Grugiki e pela técnica de laboratório, Mariana Pinheiro, o IFPE também esteve representado pelos alunos e docentes do curso superior em Agroecologia do Campus Barreiros, que trouxeram as sementes produzidas pelos estudantes para a troca de sementes e conhecimento.

O docente de Agroecologia, Marcos Antônio Mesquita, explica que o mais importante da participação dos estudantes foi o contato com com o conhecimento apresentado durante o evento e a apresentação das sementes produzidas no campus. “Muito importante e rico para os estudantes conhecerem as sementes, suas características, e as dificuldades de cultivo, além de apresentarem as sementes produzidas na nossa região. Trouxemos as sementes produzidas no Campus Barreiros e estamos tendo a oportunidade de realizar trocas, tanto de sementes como de saberes”.

Para a estudante Eliane Castro, do 5º período em Agroecologia, visitar a feira foi uma oportunidade única. “É a primeira vez que participo de uma feira de sementes e estou maravilhada. A oportunidade de conhecer culturas que desconhecia e comunidades diferentes está sendo única, além de nos sentirmos muito acolhidas pelos agricultores e instituições”.

O extensionista rural do IPA, Pedro Balensifer, explica o que são as sementes crioulas e qual a importância da feira. “As sementes crioulas são as sementes dos agricultores, sementes tradicionais, ligadas às comunidades rurais, livres de processos industrializados e sem patentes. Acredito que a grande contribuição da feira seja permitir o acesso dos agricultores às sementes e a troca de experiência entre as pessoas que vivem de agricultura, em especial a agricultura familiar”.

FEIRA – A 5ª Feira de Troca de Sementes Crioulas foi realizada no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns. O evento, promovido pelo IPA reuniu sindicatos de trabalhadores rurais e da Agricultura Familiar, cooperativas, associações, bancos comunitários de sementes, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretarias Municipais de Agricultura, ONG’s, universidades, institutos federais e outras instituições que atuam com o tema em outras regiões do Estado.