Início do conteúdo

IFPE promove premiação da OMAPE 2022

Solenidade contou com a presença de estudantes, professores, pais, mães e gestores de ensino dos municípios e escolas premiadas


O IFPE Campus Garanhuns promoveu nesta segunda-feira (13) a solenidade de premiação da Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano (OMAPE), edição 2022. Dos cerca de 1000 estudantes inscritos na olimpíada ano passado, 45 foram premiados, sendo 15 de cada modalidade, além das menções honrosas.

Para Jonas Cruz, coordenador da OMPAE, a olimpíada é fundamental para a preparação de estudantes do agreste pernambucano na matemática de nível olímpico. É muito gratificante ver todo tipo de escolas: municipal, estadual, particular e federal, sendo premiadas, mesmo com estudantes de classes sociais diversas, é possível verificarmos que o ensino faz a diferença na vida desses estudantes, mostrando a eles que todos são capazes.”.

O diretor-geral do Campus Garanhuns, Prof. José Roberto Amaral Nascimento, destacou na solenidade o pioneirismo da olimpíada. “A OMAPE desempenha o importante papel de propagar o IFPE e reafirmar nosso compromisso com a educação, além de divulgar os talentos do agreste pernambucano. Temos muito orgulho do pioneirismo de promover a única olimpíada regional de matemática de Pernambuco.”

A solenidade contou com a presença de estudantes, professores, pais, mães e gestores de ensino dos municípios e escolas premiadas.

A secretária Municipal de Educação de Cupira, município com estudantes premiados nas duas últimas edições da olimpíada, Josefa Santos, esteve presente na solenidade e destacou a importância da competição. “A OMAPE representa uma mudança de paradigma de olhar para a região agreste e fazer algo voltado para esse grupo de estudantes, que passa a ter uma representatividade maior. O IFPE está de parabéns pela iniciativa que cresce entre os municípios, ampliando todos os anos o número de escolas e estudantes participantes.”, declarou.

A OMAPE é uma competição acadêmica para estudantes dos anos finais do ensino fundamental II (6º ao 9º) e todos os anos do ensino médio das escolas públicas e particulares do Agreste Pernambucano. A olimpíada tem o intuito de promover o estudo da matemática por toda a região do Agreste de Pernambuco e incentivar a participação dos estudantes para outras Olimpíadas de Matemática. A OMAPE é resultado de projeto proposto pelo docente do Campus Garanhuns, Jonas Cruz, aprovado junto ao Instituto de Matemática Aplicada (IMPA).

Site: https://omape.com.br/

Redes sociais: https://www.facebook.com/omape.ifpe | https://www.instagram.com/omape_oficial/

Fim do conteúdo