Inscrições de preparatório para OMAPE 2023 iniciam na próxima segunda (27)

Curso gratuito é promovido pelo IFPE Campus Garanhuns; serão ofertadas 180 vagas

A Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano (OMAPE) e o IFPE Campus Garanhuns abrem inscrições, de 27 de março a 07 de abril, de curso preparatório para olimpíadas de matemática.

A OMAPE e o curso preparatório são frutos de projeto de extensão, desenvolvido no Campus Garanhuns, que foca na preparação da matemática olímpica, contemplando também outras competições da área, como a OBMEP, OBM, OPEMAT, OMIF.

Neste ano, serão ofertadas 180 vagas divididas entre os três níveis. Serão 60 vagas por nível, sendo 40 para estudantes de escolas públicas e 20 para estudantes de escolas particulares. As vagas serão preenchidas através da ordem de inscrição.

O curso preparatório será realizado de forma assíncrona, isto é, os materiais didáticos serão postados na plataforma, no mínimo duas vezes por mês, e o estudante terá como dever consultar o material, resolver e enviar as fichas de exercícios dentro do prazo estabelecido.

Ao final do curso, previsto para novembro de 2023, os estudantes que conseguirem no mínimo 70% de participação da devolução das fichas e média maior ou igual a 6,0, receberão um certificado de participação.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser realizadas no site da OMAPE. Será preciso ter um e-mail da conta GMAIL para acessar a sala de aula virtual. A lista com os nomes dos estudantes que garantiram a vaga será divulgada no site da OMAPE, no dia 12 de abril.

Os materiais didáticos serão postados a partir do dia 17 de abril.

OMAPE – A Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano (OMAPE) é a primeira olimpíada de matemática destinada ao Agreste de Pernambuco. A OMAPE é realizada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Garanhuns e conta com o apoio dos campi do IFPE que estão localizados no Agreste Pernambucano (Belo Jardim, Caruaru e Pesqueira). Além desses campi, a Olimpíada Brasileira da Matemática (OBM) e STONE também apoiam a OMAPE.

Sendo dividida em três níveis, Nível A (6º e 7º ano do ensino fundamental), Nível B (8º e 9º ano do ensino fundamental) e Nível C (ensino médio), a OMAPE é uma das olimpíadas Regionais que selecionam estudantes para participarem da OBM.

A competição tem como principais objetivos reconhecer os estudantes que mais se destacam em matemática, estreitar a relação do IFPE com outras instituições de ensino, além de classificar para a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Dúvidas devem ser encaminhadas à coordenação da OMAPE através do e-mail omape.ifpe@gmail.com ou pelo WhatsApp (87) 9.9638-3877.