OMAPE premia participantes de sua 1ª edição

Alunos de Belo Jardim, Capoeiras, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira foram condecorados na 1ª Olimpíada de Matemática do Agreste de Pernambuco

“Educação transforma vidas. A vida do estudante, dos pais, e da comunidade em que se insere. Esta é a educação que acreditamos, lutamos e defendemos”. Em seu pronunciamento de abertura da solenidade de premiação da 1ª Olimpíada de Matemática do Agreste de Pernambuco (OMAPE), realizada no último dia 19, no auditório do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral, diretor de ensino do Campus Garanhuns exaltou o poder transformador da educação e o modelo de educação ofertado no IFPE.

Amaral, que na solenidade representou ainda o diretor-geral do campus, José Carlos de Sá Junior, relatou o imediato acolhimento da proposta de realização da olimpíada pelo potencial transformador de realidades e de fomento à busca pelo conhecimento. “É através dessas olimpíadas de conhecimento que descobrimos talentos nos mais diversos espaços e cantinhos do país. Antigamente só os que conseguiam ir para a capital tinham oportunidade de participar e se preparar para isto. Agora, a educação pública, gratuita e de qualidade está se inserindo em todo o país gerando essas oportunidades”, declarou

Jonas Cruz, docente idealizador e proponente da OMAPE, declarou-se satisfeito pela realização da primeira olimpíada. “É uma enorme satisfação realizar a primeira edição da OMAPE e já termos esse envolvimento e esses resultados”. E concluiu, “Podemos dizer que esta é uma olimpíada nossa, do Agreste Pernambucano, reconhecida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que seleciona estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e, já no primeiro ano, classificou nove estudantes para participar da OBM. A sensação é de muito orgulho”.

O docente Marcelo de Araújo Lima, integrante da comissão organizadora da OMAPE, falou do carinho empregado por todos os organizadores e do desejo de longevidade para a olimpíada e da importância dos estudos. “Digo a todos que incentivem seus colegas a participarem, a estudarem cada vez mais. Estudar é uma das maneiras mais corretas de você alcançar seus objetivos. É através do estudo que você vai fazer o seu futuro”.

OMAPE – A Olimpíada de Matemática do Agreste de Pernambuco é uma competição de matemática para alunos do Fundamental II e Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Agreste Pernambucano. A competição foi dividida em três modalidades ou níveis: A (alunos do 6º e 7º ano); B (8º e 9º ano) e C (alunos do Ensino Médio). A comissão organizadora contou com professores de matemática do IFPE dos campi Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira, sob coordenação do professor Jonas Cruz (Campus Garanhuns).

>> Confira os resultados da OMAPE