Ouvidora-geral do IFPE promove palestra no Campus Garanhuns

Evento destacou o papel da ouvidoria no controle social e como instrumento de transformação

A convite da Direção-geral (DG) do IFPE Garanhuns, o Ouvidor-geral do IFPE, Ronei Santos, visitou o Campus, nesta terça-feira (23), para dialogar com gestores, servidores e estudantes sobre o papel da ouvidoria no controle social e como instrumento de transformação.

O ouvidor apresentou os fundamentos legais que regem a atuação dos ouvidores do IFPE, vinculados ao Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOUV), destacando as principais características da Ouvidoria: fortalece a integridade institucional; viabiliza a efetivação da participação social e do controle social; garante a defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos; e contribui para a efetivação da transparência pública.

Para o diretor-geral do Campus Garanhuns, Prof. José Roberto Amaral, o convite “teve o intuito de divulgar o caminho que um estudante, um servidor, ou até mesmo a comunidade externa, deve adotar quando quiser sugerir algo, fazer uma crítica, uma reclamação ou uma denúncia e através desse canal tornar a gestão mais transparente e mais próxima da comunidade, através dessa ferramenta importante de controle social.”, destacou.

O Ouvidor, Ronei Santos, frisou que o evento alcançou sua proposta que é de levar para a comunidade acadêmica da instituição o papel da Ouvidoria. “É importante estar presente como Ouvidor-Geral nos Campi, mostrando o trabalho estratégico de assessoria aos gestores e de apoio e suporte às Ouvidorias Setoriais e para seus titulares, os Ouvidores e Ouvidoras Setoriais, assim fortalecendo o controle social, visando sempre a melhoria contínua de nossos serviços.”.

Para denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações de providências você deve acessar a plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação FALA.BR, pelo link: falabr.cgu.gov.br. Além dessas manifestações, você pode ainda avaliar os eventos promovidos pelo Campus Garanhuns ou sugerir alguma ideia que possa desburocratizar o serviço público, tudo por esta plataforma e de maneira totalmente anônima.