Início do conteúdo

Pós-graduação indígena-quilombola antirracista é destaque no XV Encontro Estadual de História

Estudantes e coordenador da especialização participaram como palestrantes


Os/As discentes da Especialização em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista tiveram uma participação destacada no XV Encontro Estadual de História, que ocorreu em Garanhuns, entre os dias 30 de julho e 02 de agosto de 2024.

Os/As estudantes Átila Xukuru, Silvinha Xukuru, Daiana Xukuru, Gorete Martins e Márcia do Angico participaram como palestrantes na Roda de Conversa intitulada “Políticas da Educação Indígena, Quilombola e Intercultural: das escolas às comunidades”. A roda de conversa também contou com a mediação do professor de História do IFPE Garanhuns e coordenador do curso de pós-graduação em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, Ciro Linhares de Azevêdo.

Durante o evento, promovido pela ANPUH-PE, foram divulgadas as ações do IFPE Garanhuns voltadas à formação de professores da Educação Básica, com ênfase na educação antirracista e em currículos interculturais. Além disso, a participação no encontro permitiu ampliar a visibilidade da organização dos movimentos quilombolas e indígenas de Pernambuco, fortalecendo a implementação de projetos de qualificação da educação escolar específica, com o objetivo de reforçar a identidade étnico-territorial.

O coordenador da pós antirracista destaca a participação expressiva dos pós-graduandos no evento. “A rica contribuição de nossos estudantes fortaleceu a promoção da educação intercultural e antirracista, bem como o impacto positivo na visibilidade e fortalecimento dos movimentos indígenas e quilombolas em Pernambuco.”. Ainda de acordo com Linhares, o XV Encontro Estadual de História “foi um momento de promoção de intercâmbios acadêmicos entre o IFPE, povo indígenas e quilombolas de Pernambuco, comunidade acadêmica, historiadores e historiadoras, professores e professoras da educação básica de diversos estados brasileiras e instituições educacionais.”, avalia.

Fim do conteúdo