Primeira defesa de TCC de Engenharia Elétrica é de uma mulher

Maria Eduarda Sales rompe paradigma em área majoritariamente masculina e torna-se a primeira Engenheira Eletricista formada pelo IFPE Garanhuns

“Um mercado tão masculino me mostra a necessidade de persistência.” Esta é a avaliação de Maria Eduarda Sales, primeira estudante a defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Elétrica, do IFPE Garanhuns. De acordo com Eduarda “em qualquer área o principal é acreditar em si mesmo e na capacidade de fazer aquilo se acredita.”, relata. O trabalho intitulado ESTUDO DO PERFIL EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO CAMPUS GARANHUNS, foi orientado pelo docente Heverton Rodrigo Gonçalves de Souza.

A primeira engenheira eletricista egressa do Campus Garanhuns revela que seu grande sonho sempre foi estudar no Instituto Federal, feito só alcançado na graduação. “Desejei muito isso durante boa parte da minha adolescência e não consegui realizar através do curso técnico no Ensino Médio, mas tive a honra e o privilégio de realizar esse sonho através do ensino superior. E isso para mim foi com certeza a coisa mais marcante de toda essa trajetória, sentimento de sonho realizado e dever cumprido.”, afirma.

Além da primeira concluinte, Eduarda encabeçou a criação da primeira Empresa Júnior do Campus Garanhuns: ACETEC Jr: Empresa Jr. de Engenharia Elétrica do Campus Garanhuns, deixando um legado para as próximas turmas. “Eu queria de alguma forma deixar o meu legado, deixar uma marca na história dessa instituição e acredito que eu consegui fazer isso através das várias experiências vividas, a exemplo da criação da empresa júnior e do apoio que dei a outros estudantes que entraram depois de mim, deixando uma marca positiva de uma atitude empática com os colegas.”

Para o coordenador do bacharelado em Engenharia Elétrica, Márcio Silva, vivenciar esta conclusão é uma imensa satisfação. “Esse é um momento de fechamento de ciclo, onde a estudante tem a oportunidade de apresentar todos os seus conhecimentos e habilidades adquiridos durante aproximadamente os cinco anos de curso. Além do valor simbólico desta defesa já que representa uma quebra de paradigma numa área majoritariamente ocupada por homens, temos visto cada vez mais ocupação pelas mulheres, tanto nas universidades como propriamente no mercado de trabalho, em particular, aqui no nosso curso de engenharia onde cerca de 30% das vagas são ocupadas por mulheres, o que representa o dobro da média em outras faculdades ou universidades.”, explica.