Projeto proporciona nova experiência a visitantes de parques urbanos de Garanhuns

Visitantes poderão obter informações sobre espécies da flora via QRcode atrelando lazer e educação

A culminância do projeto do IFPE Garanhuns “A Escola Vai ao Parque: Pensamentos e Tecnologias em Prol de Uma Educação Ambiental Crítica e Cidadã” pretende proporcionar aos visitantes dos parques verdes urbanos Euclides Dourado e Ruber Van Der Linden uma nova experiência.

Desde o dia 15 de agosto, os visitantes dos parques verdes urbanos de Garanhuns poderão obter informações sobre as espécies da flora existentes nesses ambientes apenas com a leitura de QRcodes disponíveis em placas espalhadas pelos parques. “Basta localizar uma plaquinha, apontar o smartphone com o leitor de QRcode ativo e acessar o conteúdo. E, claro, aprender mais, usando tecnologias que aproximam as pessoas de conhecimentos, ampliando as formas de lazer e educação e cuidando dos nossos parques”, explica o coordenador do projeto Prof. Dr. João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão.

Com a leitura do QRcode, o(a) usuário(a) dos parques terá acesso as fichas de identificação de uma amostra das espécies vegetais existentes, como origem, família, local, classificação tipológica, tipo de raiz, caule, porte, crescimento, luz, uso paisagístico, com apresentação do conteúdo em PDF e em áudio (podcast), na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência visual, especialmente.

Ainda de acordo com o coordenador, a proposta surge no âmbito da disciplina de Geografia no IFPE Campus Garanhuns, com a discussão sobre a importância dos parques verdes na vida urbana, na socialização e oferta de atividades de lazer às pessoas, para a educação ambiental e ao exercício da cidadania, indicando ainda o emprego de tecnologias como possibilidade de interação nos parques e reflexões sobre o papel das pessoas em geral na promoção, uso e conservação dos mesmos.

A ação de extensão desenvolvida por estudantes e docentes do IFPE Campus Garanhuns e parceria com estudantes da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias – CAIC e da Escola Estadual Senador Aderbal Jurema, está vinculada ao grupo de pesquisa “Observatório Elo: núcleo de estudos sobre meio ambiente, sociedade e espaço”, cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), que fomentou as bolsas, juntamente ao IFPE Garanhuns, que ainda subsidiou a produção e instalação das placas. Os podcasts podem ser ouvidos no canal do Campus Garanhuns, no YouTube.