Prorrogadas inscrições da oficina sobre sistema IBGE de recuperação automática

Interessados terão até o dia 25 de março para envio do formulário de inscrição

A Divisão de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Garanhuns (Dpesq) comunica a prorrogação das inscrições para a Oficina sobre o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA/IBGE). A oficina acontecerá no dia 27 de março de 2019, das 13h30 às 17h e será ministrada por técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Recife e de Garanhuns (PE). O público-alvo desta ação, promovida pela Dpesq, é formado por servidores e estudantes do Campus Garanhuns. Serão disponibilizadas 40 vagas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas a partir do preenchimento e envio do formulário de inscrição para o email: dpesq@garanhuns.ifpe.edu.br, até o dia 25 de março de 2019.

FORMAÇÃO – Considerando as políticas e expectativas institucionais do IFPE, especialmente no Campus Garanhuns, para formação continuada de servidores e estudantes envolvidos e/ou interessados em pesquisa, bem como as contribuições do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o desenvolvimento da educação e da pesquisa científica no Brasil, além de suas inúmeras frentes de atuação no planejamento político, territorial e econômico no país, esta ação tem como objetivo fomentar as ações de ensino, pesquisa e inovação no Campus, que demandam conhecimentos para a busca por dados disponibilizados em plataformas virtuais oficiais, especialmente, o SIDRA do IBGE, haja vista sua ampla base de dados e múltiplas possibilidades de uso.

SIDRA – O Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA – visa facilitar aos administradores públicos e à sociedade em geral, através da Internet, a obtenção gratuita dos dados agregados de estudos e pesquisas realizados pelo IBGE. Com o SIDRA é possível consultar dados na forma de séries temporais, acompanhando seu comportamento ao longo do tempo, bem como ter os mesmos disponibilizados por níveis territoriais desagregados, como município, distrito e bairro, de modo a facilitar o conhecimento da realidade municipal.

O sistema permite ao usuário:

• consulta universal através de navegador (browser) pela Internet;

• pesquisa por palavra-chave, temas etc;

• personalização das formas de apresentação das tabelas;

• visualização da tabela ou geração em arquivo;

• geração de gráficos a partir dos dados tabulares;

• envio de dados por e-mail a partir de agendamentos;

• visualização espacial dos dados através da geração de cartogramas;

• recuperação de séries temporais;

• funcionamento integral durante todos os dias da semana;

• facilidade de reprodução por qualquer órgão da administração pública que queira adotar uma estratégia tabular para a disseminação de seus dados agregados pela Internet ou Intranet.

Atualmente estão disponíveis planos tabulares de 33 pesquisas, totalizando quase 600 milhões de dados agregados. O processo de disponibilização de novos dados é contínuo, o que faz com que cresça, ao longo do tempo, a cobertura das informações passíveis de serem extraídas a partir destes dados.

O SIDRA abrange:

• 33 pesquisas

• 371 variáveis agregados

• 972 tabelas

• 615 milhões de variáveis

E apresenta os seguintes temas:

• território

• população