Início do conteúdo

Semana da Pessoa Surda reforça necessidade de inclusão nas escolas

Tradutores/intérpretes que atuam na região participaram da oficina de formação continuada em Libras


O Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM) realizaram, nesta quinta-feira (29), a Semana da Pessoa Surda do Agreste Meridional, com o tema: Educação para surdos: a importância da inclusão na educação.

O evento realizado no auditório do Campus Garanhuns, contou com a presença de cerca de 30 intérpretes e instrutores educacionais que atuam nas escolas da rede pública estadual, para uma oficina de formação continuada em Libras, com 3h de carga horária.

A mesa de abertura contou com a presença do diretor-geral do Campus Garanhuns, prof. José Roberto Amaral Nascimento, a chefe da Divisão de Politicas Inclusivas e Apoio à Pessoa com Deficiência (Dapne) do Campus Garanhuns, Simone Santana, e a representante da GRE-AM, Iranilde Valente de Arruda.

“Estamos felizes com a realização aqui nossa casa desse importante evento para a consolidação dos direitos das pessoas com deficiência. São com essas ações que reafirmamos a nossa missão de ofertar educação pública, gratuita, de qualidade e também inclusiva. Além de reafirmarmos nossa longa e frutífera parceria com a GRE-AM.”, destacou Amaral.

Para a chefe da Dapne, é uma imensa satisfação o IFPE proporcionar formação para tradutores, intérpretes e instrutores de Libras de Garanhuns e região como parte da comemoração pela Semana da Pessoa da Surda Agreste Meridional. “É muito prazeroso saber que podermos colaborar com o aprendizado desses profissionais que possibilitam a quebra da barreira comunicacional, barreira essa que é tão enfrentada pelos/as estudantes surdos/as.”, diz Simone.

A formação foi conduzida por Rogério Pereira dos Santos, tradutor/intérprete de Libras do IFPE campus Barreiros, que ministro a oficina “Estratégias de Interpretação Educacional em Diversas Áreas do Currículo”, e por Augusto de Souza Vasconcelos, professor de Libras do CAEER/CAS, Tradutor e intérprete de Libras, que ministrou a oficina “Compreensão visual em Vídeossinalizados”, ambos Especialistas em Libras e educação inclusiva da pessoa surda.

Para saber sobre as ações de educação inclusiva desenvolvidas no Campus Garanhuns envie e-mail para a Dapne: dapne@garanhuns.ifpe.edu.br.

Fim do conteúdo