Notícias
Sempesq destaca avanços de pesquisas com potencial de impacto nas áreas de Meio Ambiente, Educação e Engenharia Elétrica
Pesquisadores/as apesentaram os resultados parciais de seus projetos em evento promovido pela Dpesq
O IFPE Campus Garanhuns, por meio de sua Divisão de Pesquisa (Dpesq), promoveu nos dias 28 e 29 de maio e 6 de junho, o Seminário Anual de Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa (SEMPESQ). Foram avaliados os resultados parciais dos 26 projetos de pesquisa em desenvolvimento no Campus Garanhuns, com vigência 2024/2025, nas áreas de Engenharia Elétrica, Linguagem, Matemática e Meio Ambiente.
O campus conta ainda com outros três projetos já vigentes para o período 2025/2026, não avaliados nesta edição.
De acordo com Rafael Barros, chefe da Divisão de Pesquisa do campus, o evento cumpriu um importante papel no fortalecimento da cultura científica na instituição. “O Sempesq foi uma oportunidade valiosa para que estudantes pesquisadores e pesquisadoras apresentassem os resultados obtidos na primeira etapa de suas investigações e recebessem avaliações de especialistas externos. Esse momento de exposição e análise crítica é essencial para os ajustes necessários nos planos de trabalho.” , afirmou Barros.
Além de ser um espaço de avaliação técnica, o Sempesq também promoveu o intercâmbio de conhecimentos dentro da comunidade acadêmica. Durante o seminário, estudantes, professores e colaboradores externos puderam conhecer melhor as diversas ações de pesquisa desenvolvidas no campus.
A Divisão de Pesquisa destacou ainda que os trabalhos demonstraram grande potencial de aplicação prática em problemas reais. “As pesquisas contemplaram áreas estratégicas como meio ambiente, educação e engenharia elétrica, evidenciando o compromisso do IFPE com o desenvolvimento de soluções inovadoras e socialmente relevantes.”, destacou Rafael.
A avaliação final dos projetos de pesquisa do IFPE Garanhuns acontecerá durante XX Congresso de Iniciação Científica do IFPE (Conic), ainda sem data definida.