Notícias
Vivência do Dia Mundial do Meio Ambiente destacou valorização do técnico
Evento abordou as múltiplas possibilidades de atuação do técnico em Meio Ambiente no mundo do trabalho
No último dia 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Coordenação do curso técnico em Meio Ambiente do IFPE Campus Garanhuns promoveu um dia de palestras que abordaram as múltiplas possibilidades de atuação do técnico em Meio Ambiente no mundo do trabalho. Estudantes dos turnos manhã, tarde e noite participaram ativamente das atividades, que contaram com a participação de técnicos formados pelo campus.
De acordo com Clayton Sousa, coordenador do curso, a diversidade de temas e a presença de profissionais atuantes em diferentes áreas contribuíram significativamente para o sucesso do evento. “Tivemos a participação em massa dos nossos alunos e alunas. As palestras reuniram pessoas que atuam diretamente na seleção de profissionais e no mercado, tanto no nível técnico quanto superior, o que agregou muito valor à formação dos nossos estudantes”, destacou.
Entre os convidados, estiveram representantes de empresas especializadas em recrutamento e seleção, que apresentaram aos alunos o perfil profissional mais buscado pelas empresas, com ênfase na crescente valorização do técnico em Meio Ambiente. Também marcaram presença profissionais da Unilever, uma das maiores indústrias em operação em Garanhuns e no mundo, que compartilharam experiências.
Um dos destaques do evento foi a presença de Ana Beatriz, ex-aluna do curso técnico em Meio Ambiente do campus, hoje aprendiz na Unilever. Sua trajetória inspirou os estudantes e reforçou que há, sim, espaço para atuação do técnico em Meio Ambiente na cidade e na região. “Isso foi extremamente importante para que nossos alunos pudessem ver que portas estão se abrindo, e que há um mercado promissor à espera desses profissionais”, afirmou Clayton.
A programação também contou com uma videoconferência com um ex-aluno do campus, hoje atuando como técnico em fiscalização ambiental e implantação de linhas de transmissão, demonstrando que a formação no IFPE pode abrir caminhos não apenas na indústria, mas também na prestação de serviços e no setor público.
Para Clayton, o evento cumpriu com excelência seu objetivo de ampliar horizontes e reforçar o papel transformador da educação profissional. “Todas as palestras mostraram que há espaço para o técnico em Meio Ambiente, e que esses espaços estão se expandindo, seja na indústria ou em serviços. Nosso foco é esse: oferecer uma educação pública, de qualidade, que transforme vidas e prepare nossos jovens para as oportunidades que estão surgindo.”