Campus Abreu e Lima dá as boas-vindas à primeira turma de Seguraça do Trabalho

Aula inaugural foi realizado na segunda-feira (15), no auditório da secretaria municipal de Educação de Abreu e Lima

A equipe do IFPE – Campus Abreu e Lima deu as boas-vindas, nesta segunda-feira (15), à primeira turma do curso técnico em Segurança do Trabalho. A aula inaugural foi realizada no auditório da secretaria de Educação do município e reuniu não só os novos estudantes, como gestores e docentes da Instituição.

Na solenidade, a Diretora Geral do Campus, Fátima Cabral destacou o momento histórico para o Instituto, que inaugurou o seu 16º campus, o último da terceira fase de expansão. A gestora também fez um balanço dos desafios enfrentados para a implantação da nova unidade , que funciona em sede provisória, e reforçou o compromisso com a oferta de uma educação de qualidade para os estudantes.

“Esse é um momento de celebração de um trabalho muito árduo. Estamos aqui, hoje, para das as boas-vindas a vocês, pioneiros de um momento muito importante. Enfrentamos muitos desafios para implantar o campus, mas não desistimos e estamos aqui para oferecer uma educação de qualidade, uma marca do IFPE”, afirmou.

Coube ao professor e coordenador do curso, Francisco Brasil, expor o panorama da área de Segurança do Trabalho e antecipar alguns conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso. Ele também aproveitou o momento para ressaltar a importância do profissional de segurança para a sociedade. “Nosso objetivo maior, neste curso, é aprender técnicas e mecanismos para a prevenção de acidentes e manutenção da integridade física das pessoas. Nossa atuação, como profissionais, é muito importante. Esse é o pontapé inicial de um processo de transformação”, disse aos estudantes.

Na ocasião, a estudante Renata Alves também deu seu depoimento sobre as expectativas para o novo curso. Aos 21 anos, ela participou do cursos preparatório do PROIFPE e também do cursos de extensão de Matemática Financeira, antes de prestar o Vestibular. “Gostaria de agradecer ao IFPE pela oportunidade e espero que ao longo do curso possamos crescer e nos tornar profissionais qualificados”, afirmou. A cerimônia também contou com a apresentação da Big Band do Campus Barreiros, formada por estudantes e professores do curso técnico em Instrumento Musical.

O IFPE – Campus Abreu e Lima funciona provisoriamente nas instalações do Colégio São José, localizado na rua Coronel Urbano Ribeiro de Sena, 81, bairro do Timbó, Abreu e Lima. O Campus faz parte da terceira fase da expansão da Rede Profissional de Educação Profissional e Tecnológica, que também possibilitou a inauguração de outros cinco campi: Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Palmares, Paulista e Olinda.