Campus divulga ações realizadas durante período de pandemia

Servidores têm mantido atividades remotas para assegurar a prestação dos serviços

Desde o dia 16 de março deste ano, o IFPE Abreu e Lima está com suas atividades acadêmicas suspensas. No entanto, foi implementado neste período um regime de jornada de trabalho remoto que tem assegurado a continuidade das atividades administrativas e prestação dos mais diversos serviços.

A Comissão Local de Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), criada por meio da Portaria 0357-2020 GR, tem sido responsável por acompanhar e orientar o desenvolvimento das ações no Campus, bem como por reunir informações para diagnóstico e estratégias de atuação junto aos demais campi e Reitoria. A Comissão tem atuado ainda, por exemplo, na implementação, estruturação e execução do Plano de Contingenciamento do IFPE.

As atividades do Campus têm ocorrido de forma remota, atendendo às recomendações dos Ministérios da Saúde e Educação, e do Governo do Estado de Pernambuco. Essa atitude faz parte de uma série de medidas adotadas para a prevenção do contágio do Coronavírus e manutenção do distanciamento social.

Doações
O IFPE Abreu e Lima realizou campanha solidária de arrecadação de alimentos e material de limpeza junto aos seus colaboradores, que se mobilizaram doando 45 kits para a comunidade.

A Prefeitura de Abreu e Lima recebeu também do Campus uma doação de equipamentos de proteção individual – os EPI’s – para uso de profissionais de saúde que estão em contato direto na assistência à população local. Ao todo, foram doados 1500 pares de luvas, 1500 máscaras e 600 toucas descartáveis.

Assistência Estudantil
Durante todo o período de pandemia, os estudantes do IFPE Abreu e Lima permaneceram recebendo seus benefícios junto à Instituição, tais como o Bolsa Permanência, bolsas de projetos de extensão (Pibex) e bolsas relativas ao Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja).

Além destas bolsas já tradicionais, foram lançadas chamadas internas para o Programa de Benefício Eventual e para distribuição de kits de gêneros alimentícios por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ambos os benefícios foram criados visando o enfrentamento às dificuldades socioeconômicas de estudantes e familiares no período de isolamento social. O Benefício Eventual contemplou 45 estudantes do Campus com um auxílio de R$ 130,00 para cada um no começo do mês de julho, e já está ocorrendo um segundo ciclo. Já os kits com gêneros alimentícios atenderam a 119 estudantes e suas famílias no mês de junho.

Ensino e Interação Docentes x Discentes
Diversas atividades de ensino, extensão e de interação entre discentes e docentes têm ocorrido nesse período de isolamento social. No mês de maio, por exemplo, foi realizada a II Semana de Enfermagem Integrada, junto a mais dois outros campi do IFPE (Pesqueira e Belo Jardim).

Os projetos de extensão adaptaram suas atividades. Coordenadores dos projetos, orientadores e bolsistas realizaram encontros virtuais, produziram materiais educativos e artigos científicos durante todo o semestre 2020.1. Os resultados puderam ser acompanhados durante a VIII Mostra de Extensão, realizada no dia 9 de julho.

O Campus tem ofertado uma série de cursos de extensão na modalidade à distância nas áreas de Segurança do Trabalho e Enfermagem. A esses cursos, somam-se envios de atividades, lives em redes sociais, encontros temáticos, rodas de conversas e reuniões sistemáticas com discentes.

Nesse período, os docentes estiveram ainda envolvidos em reuniões pedagógicas, educação continuada e planejamentos institucionais sistêmicos.

Cuidados com a saúde
A saúde de toda a comunidade acadêmica tem sido acompanhada o mais próximo possível por meio de formulários e questionários on-line que têm sido aplicados rotineiramente.

Nas redes sociais do campus, foram publicados vídeos e materiais informativos sobre medidas de prevenção da COVID-19 e autocuidado. Os materiais foram produzidos pelos próprios discentes e docentes do IFPE Abreu e Lima.

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Campus Abreu e Lima produziu uma série de materiais voltados para a prevenção de riscos e cuidados com a saúde dos servidores nesta pandemia.

Foram realizadas também neste período ações de orientação com funcionários terceirizados do Campus Abreu e Lima sobre prevenção e combate ao COVID-19.

Comunicação e Transparência
Durante o período de isolamento social, a tecnologia digital tem sido um dos principais aliados na conexão de nossa comunidade acadêmica. As redes sociais do IFPE Abreu e Lima – e também o portal – têm sido canal de referência buscando informar sobre o cotidiano de atividades realizadas no campus, divulgar cursos, bem como orientar sobre cuidados de saúde e combate à COVID-19.

Os canais de comunicação são também de atendimento aos estudantes. Neste sentido, os e-mails institucionais têm sido uma ferramenta essencial para tirar dúvidas e prestar auxílio, por exemplo, com a abertura de contas para receber benefícios governamentais.

Programação cultural e assistência psicológica
Além de todos os cuidados de saúde para combater a proliferação do novo Coronavírus, o IFPE Abreu e Lima tem buscado atuar na geração de bem-estar e saúde psicológica de toda a comunidade acadêmica. Semanalmente, servidores, docentes, discentes e terceirizados se encontram virtualmente para o Sarau do Campus, num momento de compartilhamento de músicas, poesias e artes em geral.

A psicóloga do campus tem realizado também atendimento virtual aos discentes para prestar auxílio com as dificuldades emocionais e afetivas que muitos destes têm enfrentado durante a pandemia.