Direção do Campus Abreu e Lima inicia novo período de gestão

Professora Fátima Cabral foi eleita para a direção-geral durante o quadriênio 2020-2024

O mês de maio se inicia com novo período de gestão do Campus Abreu e Lima. Eleita em dezembro de 2019, tomou posse nesta quarta-feira (6) a professora Fátima Cabral, reconduzida ao cargo de diretora-geral do campus, no qual permanecerá durante o quadriênio 2020-2024.

Fátima Cabral assumiu a direção-geral do Campus Abreu e Lima pela primeira vez em maio de 2016. Durante sua primeira gestão, foram criados os dois primeiros cursos Técnicos Subsequentes: Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem. Além da criação dos cursos, os primeiros anos foram marcados pela aproximação com a comunidade e a construção da sede definitiva do campus.

“Esses primeiro quatro anos de gestão foram anos de muitos desafios para iniciarmos a consolidação do Campus Abreu e Lima junto à comunidade, com implantação de cursos subsequentes, cursos de extensão e do Pronatec. Estamos iniciando um novo momento, uma nova gestão, com novos desafios para continuarmos a consolidação do curso, com a implantação de novos cursos, trazendo para essa comunidade uma educação profissional, científica e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, comprometida com a prática cidadã inclusiva”, declarou a diretora-geral.

Com o início das atividades na sede definitiva, o próximo quadriênio traz consigo o desafio de expansão dos cursos para atender de modo ainda mais efetivo à comunidade.  O novo Campus Abreu e Lima fica ao lado do mercado público da cidade, possui 15 salas de aula, blocos de laboratório e atividades administrativas, biblioteca, espaço de convivência, auditório para 280 lugares, estacionamento, além de uma ampla área de expansão.

Perfil da diretora – A professora Fátima Cabral é mestra Mestra em Biometria e Estatística Aplicada  e licenciada em Matemática, ambas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ingressou no Instituto Federal de Pernambuco em 2011, no cargo de Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), como Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil da DEaD/IFPE, como Coordenadora de Ensino da DEaD e como Diretora de Ensino do Campus Abreu e Lima, antes de se tornar diretora-geral da mesma unidade.

Durante esses mais de oito anos no IFPE, a professora tem focado numa gestão democrática e participativa, como afirmou, tem buscado “atuar com comprometimento e dedicação junto aos servidores/as, estudantes, bolsistas e colaboradores, participando das transformações mais importantes da Diretoria da Educação a Distância e do processo de implantação e construção do Campus Abreu e Lima”.