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Administração e Planejamento

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DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

A Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) do Campus Barreiros é uma unidade ligada à Direção Geral, responsável por uma ampla gama de atividades essenciais ao funcionamento da Instituição. Subordinadas ao DAP Direta e Indiretamente estão as seguintes coordenações: a Coordenação Geral de Administração e Finanças (CGAF), Compras (CCOM), Contabilidade (CCONT), Financeiro (CEOF), Contratos (CCON), Patrimônio (CPAT), Manutenção (CMBMI), Almoxarifado (CALM) e Transporte CTRANS). Suas atribuições incluem o Planejamento e Execução Orçamentária e Financeira, o Controle Patrimonial, a Aquisições de Bens/Materiais, a Gestão dos bens de Consumo, a Gestão de Contratual, a Manutenção das Instalações Prediais, e a gestão de Transporte.

 

EQUIPE E CONTATOS

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO – DAP
Diretor: Ubirajara Pereira da Silva (bira@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: dap@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – CGAF
Coordenador: Aldo de Jesus Dias (aldo.jesus@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: cgaf@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA – CEOF
Coordenador: Diego Neves Costa Vasconcelos (diego.costa@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: ceof@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE COMPRAS – CCOM
Coordenadora: Virgínia Menezes Guimarães Lyra (virginia.menezes@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: compras@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE CONTRATOS – CCON
Coordenadora: Klarth Millena Lima da Silva (klarth.lima@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: contratos@barreiros.ifpe.edu.br

SEÇÃO DE ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS
Chefe: Klarth Millena Lima da Silva (klarth.lima@barreiros.ifpe.edu.br)

COORDENAÇÃO DE CONTABILIDADE – CCONT
Coordenador: Aldo de Jesus Dias (aldo.jesus@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: ccont@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS – CMBMI
Coordenador: Josivan Antônio da silva (josivan@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: manutencao@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE ALMOXARIFADO – CALM
Coordenador: Rodolfo Alexandre G. F. da Silva (Rodolfo.alexandre@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: almoxarifado@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO – CPAT
Coordenadora: Jurandir Fragoso Crisostomo Junior (jurandir.junior@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: patrimonio@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE TRANSPORTE – CTRANS
Coordenador: José de Lima Pereira (jose.lima@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: transporte@barreiros.ifpe.edu.br

COORDENAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – SAN
Coordenador: Jamille Mendonça (jamille.mendonça@barreiros.ifpe.edu.br)
E-mail: san@barreiros.ifpe.edu.br

 

Compete a Coordenação Geral de Administração e Finanças (CGAF/CBAR)

Atribuições:

  • Assessorar o DAP na gestão orçamentária;
  • Participar do processo de elaboração da Proposta Orçamentária Anual;
  • Efetuar as atividades referentes a empenhos considerando a legislação vigente;
  • Emitir relatórios gerenciais de acompanhamento do orçamento;
  • Acompanhar e cumprir as normas e instruções emanadas dos órgãos centrais do sistema orçamentário;
  • Manter arquivo atualizado das normas e instruções inerentes ao orçamento;
  • Acompanhar a execução da despesa conforme o Quadro de Detalhamento de Despesas;
  • Fornecer informações aos diversos setores e órgãos sobre o detalhamento de despesa e acompanhamento dos créditos referentes à emendas, portarias e convênios;
  • Analisar a liberação do crédito inicial conforme Lei Orçamentária Anual – LOA, comparando com o estimado na dotação inicial;
  • Analisar e executar os créditos orçamentários decorrentes de emendas, portarias e convênios;
  • Proceder à reserva, após recebimento dos processos, de dotação orçamentária das despesas com manutenção;
  • Indicar os créditos orçamentários para atender o enquadramento das despesas nos procedimentos licitatórios;
  • Proceder ao controle dos limites de empenho conforme Decreto de Programação Orçamentária;
  • Controlar, após análise da execução, os saldos de empenho e emitir as anulações necessários ou reforços para inscrição em restos a pagar;
  • Elaborar normas e procedimentos referente ao andamento das atividades e rotinas desta coordenação;
  • Realizar e divulgar relatórios, com periodicidade anual, sobre as atividades executadas pelos membros da coordenação;
  • Acompanhar, analisar e atualizar as estimativas da receita própria;
  • Realizar outras atividades correlatas e afins.

 

Compete a Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira (CEOF/CBAR)

Atribuições:

  • Receber o processo de pagamento fiscal de compra e/ou serviços, atende as demandas preestabelecidas e após, proceder com o pagamento da despesa;
  • Emitir Nota de Empenho, Reforços e Anulações conforme processos previamente autorizados pelo(a) Ordenador(a) de despesa;
  • Analisar a situação fiscal dos fornecedores para posterior pagamento;
  • Executar os procedimentos para pagamento e recolhimento de taxas e impostos;
  • Executar os lançamentos de apropriação e pagamento de servidores e serviços terceirizados, bem como o recolhimento dos encargos sociais;
  • Efetuar o pagamento de despesas com diárias e passagens;
  • Coordenar a emissão de boletos bancários referentes a procedimentos de cobrança;
  • Providenciar a prestação de contas referentes a suprimento de fundos;
  • Desempenhar outras atividades afins ou previstas na legislação vigente e/ou atribuídas pelo superior hierárquico.
  • Publicar mensalmente o relatório da ordem cronológica de pagamentos;

 

Compete a Coordenação de Contabilidade (CCONT/CBAR)

Atribuições:

  • Colaborar com o planejamento e constante aperfeiçoamento do Setor, visando atender as demandas de ensino, pesquisa, extensão e gestão existentes na Instituição, racionalizando o uso dos recursos e equipamentos.
  • Prestar apoio técnico contábil às áreas de planejamento na elaboração de propostas e reformulações do orçamento.
  • Registrar, mensalmente, a conformidade contábil dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, bem como a análise dos documentos necessários para essa execução.
  • Instruir a escrituração de atos e fatos contábeis do Campus Barreiros, zelando pelo cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público em vigor.
  • Acompanhar e analisar a execução orçamentária e financeira.
  • Efetuar as conciliações de contas e instruir as regularizações.
  • Analisar e emitir relatórios e informações, balancetes e balanços relacionados aos registros contábeis lançados nos sistemas federais de administração.
  • Zelar para que as demonstrações contábeis do Campus reflitam adequadamente a realidade financeira, patrimonial e orçamentária da Instituição.
  • Elaborar e transmitir os relatórios e declarações obrigatórias aos órgãos competentes do Campus Barreiros, no que lhe couber.
  • Manter atualizado o rol de responsáveis e as informações a respeito dos ativos imobilizados, nos sistemas governamentais.
  • Orientar, no que lhe compete, quanto a aplicação dos recursos no que tange ao processo de prestação de contas de recursos recebidos por descentralização.
  • Conferir e encaminhar os processos de prestação de contas aos Órgãos competentes, nos prazos estabelecidos em legislação.
  • Prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras para a Instituição.
  • Enviar dados e/ou auxiliar na elaboração do relatório anual da Coordenadoria.
  • Assessorar quanto a aplicação da Legislação Contábil, Comercial e Tributária.
  • Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.

 

Compete a Coordenação de Compras (CCOM/CBAR)

 Atribuições:

  • Acompanhar o planejamento anual das necessidades de compras e aquisições por meio de ações integradas com os setores requisitantes e em conjunto com a Diretoria de Administração e Planejamento;
  • Contribuir com o planejamento e gerenciamento dos processos de compras e contratações, em conjunto com a Diretoria de Administração e Planejamento;
  • Acompanhar e coordenar os procedimentos licitatórios, desde a sua divulgação, orientando para obediência das normas e regulamentos pertinentes às licitações;
  • Orientar e propor ações aos Setores Demandantes, tendo em vista a efetivação dos processos de aquisição de bens, materiais e serviços, em consonância com as diretrizes governamentais;
  • Analisar e coordenar as inclusões de Intenção de Registro de Preço (IRP) no sistema Comprasnet;
  • Analisar os pedidos de reequilíbrio e cancelamento das atas de registro de preços;
  • Propor a abertura de processo licitatório em todas as modalidades, bem como de dispensa e inexigibilidade de licitação;
  • Organizar os processos de compras a partir de propostas e prioridades dos órgãos acadêmicos e administrativos, de acordo com o cronograma orçamentário do campus;

 

Última atualização em 26/09/2025

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