Aluno e egressa do campus são selecionados para trabalhar com Enfermagem na Alemanha

Rafael e Tatiana foram dois dos 16 jovens selecionados dentre mais de 450 inscritos para o processo seletivo

O aluno do curso técnico em Enfermagem do IFPE Belo Jardim, Rafael Santos de Santana, e a egressa do mesmo curso, Maria Tatiana Rodrigues Alves, foram selecionados para trabalharem com enfermagem na Alemanha, no estado da Saxônia, a partir de um processo seletivo fruto de uma parceria do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), sediado em Recife, com as organizações alemães Diakonie Leipzig e Diakonie Zwickau.

Rafael e Tatiana foram dois dos 16 jovens selecionados, entre 18 e 25 anos, dentre mais de 450 inscritos para o processo seletivo. Agora, eles vão participar de um curso presencial e intensivo de alemão, com 9 meses de duração, no CCBA, e de um programa de formação completa em Enfermagem (enfermagem geral e de idosos) que será realizado na Alemanha por um período de três anos.

Durante o curso de alemão, os estudantes irão ganhar uma bolsa mensal de manutenção no valor de € 400,00 (cerca de R$ 2 mil). Para o curso de enfermagem na Alemanha, os estudantes receberão um contrato de formação que começará pagando uma remuneração mensal de cerca de € 1.200,00 (aproximadamente R$ 6 mil) e progredirá com o tempo. Após a conclusão da formação completa, os estudantes receberão vagas de emprego fixo para trabalhar como enfermeiro/a no país europeu.

Rafael, que ainda estava no primeiro período do curso técnico em Enfermagem, está muito feliz com essa porta que se abriu em sua vida. “Eu sempre tive o sonho de morar no exterior, mas isso sempre foi muito distante da minha realidade. Sou de origem humilde, filho de pais separados e aluno de escola pública durante a vida inteira. Mesmo trabalhando desde os 14 anos, sempre soube que só a educação poderia mudar a minha realidade, e quando surgiu a oportunidade, caí de cabeça nela”, conta o estudante, que agradece todo o apoio e incentivo fornecido pela sua professora Sayane Montenegro: “Ela foi peça fundamental nesta minha conquista”.

Já Tatiana, que é indígena da tribo etnia Xukuru do Ororubá e concluiu o curso técnico em Enfermagem no ano passado, a oportunidade de trabalhar na sua área de formação e de aprender um novo idioma é super estimulante. “Eu ainda estava procurando oportunidades para atuar com Enfermagem, e de repente aparece essa chance de trabalhar e aprender um idioma forte como o alemão. Eu realmente adorei!”, conta a egressa.

O curso de alemão está previsto para começar no próximo dia 15 de julho e o curso de Enfermagem na Alemanha terá início em setembro de 2025. As organizações responsáveis na Alemanha irão acompanhar e apoiar os participantes no encaminhamento dos processos burocráticos: retirada de visto e custos referentes à viagem e em relação à moradia no país estrangeiro, além de outras formalidades.