Egresso do Campus Belo Jardim publica livro de filosofia

Projeto do livro começou a partir de trabalho em aula de geografia

“Era para ser um artigo para um trabalho de uma aula de geografia do 2o ano, mas ficou tão grande que a professora sugeriu a publicação de um livro”. E assim, há dois anos, através de uma situação rotineira de sala de aula, o então aluno do curso Técnico Integrado em Informática para Internet do IFPE Campus Belo Jardim, Rafael Rodrigues, hoje com 18 anos, começou o projeto do seu livro de filosofia intitulado “A Desterritorialização do Mundo: Usurpação, Desalojamento de Si e Anestesia Sócio-Existencial na Pós-Modernidade”, publicado recentemente pela Editora Multifoco.

Do artigo da aula de geografia para um projeto de monitoria orientado pela sua então professora de geografia, Maelda Barros, o ex-aluno do Campus Belo Jardim passou todo o ano de 2016 se dividindo entre as atividades do último ano do seu curso e a produção de sua obra filosófica. Com a conclusão do curso técnico no final do ano, Rafael procurou a editora para concluir o projeto de lançamento do seu primeiro livro, com um tema que demonstra uma maturidade incomum para uma pessoa tão jovem. Segundo ele, a proposta principal do livro é fazer um diagnóstico honesto do nosso tempo, tratando das questões contraditórias e paradoxais do mundo e propondo brechas para mudanças nos rumos das relações ao nosso redor. “A ‘Desterritorialização do Mundo’ é um trabalho que propõe ajudar a transparecer e a interpretar o nosso tempo, tratando das relações sociais e existenciais do ser humano diante da proposta de mercantilização do mundo”, comenta o jovem escritor.

Hoje cursando Ciências Sociais na UFPE, Rafael conta que se interessou por questões filosóficas a partir do segundo ano de seu curso técnico integrado no IFPE. “As aulas de filosofia e literatura foram o que me instigaram a adquirir esta paixão, além da internet como espaço difusor de conhecimento. Outro espaço que me influenciou bastante, e que até hoje sinto saudades, é a Biblioteca do Campus Belo Jardim”, lembra o egresso, que terá a oportunidade de matar um pouco dessa saudade no mês de abril durante o Festival Abril Cultural, evento promovido pelo IFPE Campus Belo jardim, no qual Rafael realizará a exposição de seu livro.

Ao mesmo tempo que trabalha na divulgação do livro recém-publicado, o escritor já pensa em um novo projeto literário, pois é escrevendo que ele se sente ‘verdadeiramente livre’. “Penso em escrever sobre a condição do amor na contemporaneidade pós-moderna, venho refletindo muito sobre isso. Mas esse projeto pode demorar um tempo, pois o processo de publicação de livro é muito complicado para autores iniciantes. Porém, vale a pena”, finaliza.

Mais informações sobre a publicação clique aqui!