Aluno do curso superior do IFPE Belo Jardim promove música regional em festival na França

Anderson José Francisco Silva (Anderson do Pife) foi convidado para participar do festival Forró Du Printemps da cidade de Toulouse, localizada no sul da França

Ele faz parte dos alunos da Licenciatura em Música, curso superior oferecido pelo IFPE Campus Belo Jardim. No festival ele vai representar Pernambuco e a música popular tradicional da região, esta que é bastante forte em Caruaru, cidade na qual Anderson Do Pife mora atualmente. O convite para esse intercâmbio cultural veio por meio de uma sequência de estudos que ele vem fazendo através de um projeto chamado Mundos Musicais do Agreste, que foi desenvolvido no Campus Belo Jardim com o Prof. Jaildo Gurgel.

Anderson ingressou na atividade de pesquisa da música tradicional, pesquisou sobre identidades musicais que eram desenvolvidas ao redor do mundo que tinham proximidade com a música que ele e Jaildo estudam aqui no nordeste, em especial com as bandas de pífano e a história da música popular nordestina.

Conseguiu contato com os organizadores do festival, começou a desenvolver atividades, escrever artigos pra que eles pudessem publicar, posteriormente recebeu o convite para que fosse representar o Instituto Federal de Pernambuco na II edição do Forró du Printemps (Forró da Primavera). É um festival que apresenta a música e danças do nordeste do Brasil, ocorreu por quatro dias, do dia 2 a 5 de junho.

Saiu do Brasil rumo à França no dia 29 de maio e ficará no pais até 10 de junho, durante sua estadia em Toulouse ministrou oficinas de música nordestina, de ritmos nordestinos e fabricação de instrumentos musicais tanto no festival quanto pra professores do curso superior do conservatório de música de Toulouse.

*Todas as despesas da viagem (passagens aéreas, hospedagem e alimentação) foram financiados pela Prefeitura de Caruaru e a produtora MJC du pont des Demoiselles.