Campus Belo Jardim inaugura sistema de tratamento de efluentes

Obra orçada em aproximadamente 900 mil reais vai beneficiar diretamente mais de 1600 pessoas que transitam diariamente pelo campus

Em cerimônia realizada no Auditório do Campus Belo Jardim do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na manhã desta sexta-feira (23), foi inaugurado o novo sistema de tratamento de efluentes do Campus, que foi construído para substituir a defasada rede de esgotamento sanitário que ainda estava em uso.

O evento inaugural contou com a presença da reitora do Instituto, professora Anália Ribeiro, do diretor geral do Campus, professor Francisco das Chagas, do Deputado Federal Mendonça Filho, ex-Ministro da Educação, além de várias outras autoridades políticas e gestores da comunidade acadêmica.

A obra do sistema de tratamento de efluentes foi orçada em R$ 936.961,62 e teve sua verba liberada através de recursos orçamentários do Ministério da Educação (MEC). Usando uma tecnologia atualizada, o novo sistema foi construído em um período de 12 meses.

Segundo a diretora do Departamento de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Gouveia, a obra vai beneficiar diretamente mais de 1600 pessoas que transitam diariamente nos mais de 25 mil metros quadrados de área construída do Campus. “Este novo sistema de tratamento ainda foi projetado visando um horizonte de dez anos, pois tem capacidade para atender mais de duas mil pessoas”, explica Virgínia

Núcleo de Instrumentos de Sopro

Durante o evento, ainda houve a inauguração do Núcleo de Instrumentos de Sopro, que irá atender a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Música e onde será desenvolvidos trabalhos de conhecimento técnico, científico, cultural e artístico da área.

Ainda houve uma liberação de recursos orçamentários por parte do MEC, no valor de cinco milhões de reais, para construção de um auditório específico para o curso de Licenciatura em Música, e a assinatura de uma ordem de serviço para construção de galpões em concreto pré-moldado para instalação de nova unidade de ensino e produção de bovinocultura.

Para o diretor geral do Campus, Francisco das Chagas, todas estas obras só foram possíveis graças ao apoio da reitoria e do MEC. “Temos trabalhado incansavelmente para promover um melhor acolhimento aos nossos estudantes, mas tudo isso só está se tornando possível graças ao apoio da equipe gestora da reitoria e desta nossa aproximação com o MEC, que vem desde a gestão de Mendonça Filho”, comentou Chagas.

=> Confira a galeria de imagens do evento