Campus Belo Jardim promove 5ª Mostra de Extensão

Foram apresentados dez projetos que estão sendo desenvolvidos por estudantes e servidores

Aconteceu, nesta quarta-feira (09), a 5ª Mostra de Extensão do IFPE Campus Belo Jardim, onde foram apresentados os dez projetos de Extensão que estão sendo desenvolvidos pelo servidores e estudantes do Campus, além dos resultados que foram obtidos até o momento. O evento também contou com uma apresentação musical do projeto de cunho internacional ‘Diálogos Interculturais: Dos (en)Cantos Pernambucanos à Tertúlia Portuense’.

Os projetos de Extensão são compreendidos como forma de enriquecer o processo pedagógico e possibilitar meios para participação da comunidade no ambiente acadêmico, intervindo de forma direta na realidade local.

Para a Coordenadora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Marcia Girlene, no novo modelo de Extensão não cabe mais a antiga dinâmica das instituições de ensino monopolizarem o fluxo do conhecimento. “Não podemos pensar apenas em levar conhecimento a comunidade, mas deve existir o diálogo, precisamos sofrer a influência das pessoas e entender as suas necessidades”, enfatizou Márcia Girlene.

O Coordenador de Extensão do Campus Belo Jardim, Pedro Júnior, ficou muito satisfeito com o nível dos trabalhos apresentados pelas equipes e com o nível de envolvimento junto à sociedade. “A Extensão é um dos três pilares do IFPE, junto com o Ensino e a Pesquisa. É muito importante que a gente possa distribuir e disseminar o conhecimento, tirando ele da sala de aula e levando até onde as pessoas mais precisam. É um grande orgulho pode ajudar a desenvolver esse tipo de projeto”, conta Pedro Júnior, que espera o surgimento de novos projetos de Extensão já no próximo ano, tendo em vista a vocação histórica do Campus Belo Jardim para esse tipo de atuação.