Equipe do Campus está entre as 50 melhores do Startup Ways Federais Club

Maratona de ideação e empreendedorismo teve mais de 250 equipes inscritas

A equipe Novi Omnes formada por estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet do IFPE Campus Belo Jardim integra a lista Top 50 do Startup Ways Federais Club, divulgada no último dia 1º de julho, com as melhores equipes inscritas no desafio.

O evento é uma iniciativa de incentivo ao empreendedorismo e à inovação que propõe a criação de soluções para a superação dos desafios apresentados no contexto pós Covid-19. A Startup Ways Federais Club aconteceu, de forma remota, entre os dias 10 de junho a 2 de julho, promovido pelo Sebrae, Universidades e Institutos Federais de Pernambuco.

A equipe do Campus contou com a participação de quatro alunas: Ana Caroline Vilela Soares, Caroline Almeida de Freitas, Maria Clara Lima Silva e Maria Ismaylla da Silva Batista. O grupo teve como mentor o analista de tecnologia do Campus Carlos Gomes e propôs uma consultoria especializada no ramo da alimentação para adequar o ambiente e aplicar as melhores práticas no cenário pós Covid 19, com adequação de toda a cadeia do serviço, do fornecedor à entrega. “Novi Omnes” significa “tudo novo”, numa referência as mudanças pós pandemia pelas quais o mundo está passando.

Para a estudante Caroline Almeida de Freitas, a participação no evento foi uma experiência enriquecedora que agregou muito aprendizado: “Ficar entre as 50 melhores nos mostrou que podemos fazer alguma coisa pra melhorar o nosso contexto, o que ocasionou uma certa esperança”, avaliou.

“Tão importante quanto o resultado, foi o caminho percorrido e a busca de conhecimentos. Esta foi uma maratona de criatividade, tanto que alunos do ensino médio concorreram com os de mestrado. O ponto não era o quanto se sabia, mas o quanto se é criativo e está disposto a aprender. Nesse aspecto eu parabenizo a equipe por se apropriar e conceber um excelente produto/serviço”, afirma Carlos Gomes.

Mais de 1.300 estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação do IF Sertão-PE, Univasf, Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e IFPE participaram do evento, totalizando 253 equipes. Destas, 132 equipes chegaram à etapa de semifinal, e cinco delas à final.