IFPE-Belo Jardim celebra conclusão da primeira etapa da obra de acessibilidade

Cerimônia, que contou as presenças do ministro da educação e da reitora do IFPE, celebrou também o aumento na velocidade de internet do Campus

Em uma cerimônia que contou com as presenças do ministro da educação, Mendonça Filho, e da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, o IFPE Campus Belo Jardim celebrou, na noite desta sexta-feira (23), a conclusão da primeira etapa da obra de acessibilidade do Campus, que teve um orçamento de aproximadamente R$ 3 milhões e deixou com total acessibilidade aproximadamente 70% da estrutura do Campus. A segunda e última etapa da obra tem previsão para começar no segundo semestre deste ano.

Na oportunidade, o ministro Mendonça Filho entregou ainda simbolicamente, numa parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o novo link de internet do Campus, que passou de uma velocidade de 40 mega bytes por segundo para um giga byte por segundo, aumentando em 25 vezes a agilidade no fluxo de rede do Campus, beneficiando estudantes e professores em suas práticas pedagógicas.

Segundo o diretor do IFPE-Belo Jardim, Francisco das Chagas, esta conclusão é a realização de um sonho. “Ainda lembro do dia que coloquei o projeto de acessibilidade debaixo do braço e fui à Brasília falar pessoalmente com o MEC. O projeto estava parado havia anos e, finalmente, chegou o dia de beneficiar as pessoas que precisam de acessibilidade”, falou Chagas.

A reitora Anália Ribeiro elogiou a beleza estética da obra e ressaltou que o apoio à pessoa com deficiência é tratada de forma estratégica pelo Instituto. “É um dever nosso abrir as portas para todos sem qualquer distinção e, para isso, precisamos tratar de forma diferente as pessoas que apresentam necessidades diferentes. Seja qual for a deficiência, tenho certeza que o cidadão vai se sentir muito bem-vindo em nosso Instituto”, declarou Anália.