IFPE-Belo Jardim realiza curso de extensão para estudantes de município paraibano

Estudantes de Sossego-PB participaram do curso ‘Fabricação de Produtos Saneantes’

A extensão do IFPE-Belo Jardim está rompendo fronteiras. Desta vez, o Campus recebeu a visita de estudantes de Sossego, cidade paraibana de pouco mais de três mil habitantes, e que fica a uma distância de aproximadamente 300 quilômetros de Belo Jardim, para participação no curso ‘Fabricação de Produtos Saneantes’, ministrado pelo professor Mayk Caldas. Os alunos, que são da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) daquele município, puderam aprender, de forma prática e teórica, sobre a fabricação de produtos como detergente, água sanitária, desinfetante, sabão, amaciante e sabonete líquido.

A secretária de educação de Sossego, Raquel Melo, ficou conhecendo os projetos de extensão do IFPE-Belo Jardim através da internet. Vendo neles uma grande oportunidade para ajudar a despertar uma visão empreendedora nos seus estudantes, não mediu esforços para organizar uma turma e percorrer a longa distância que separam as duas cidades. “Nosso município é pequeno e nossos alunos do EJA não tem muitas oportunidades, um projeto como esse do IFPE é uma chance rara destes estudantes aprenderem uma atividade profissional que possa ajudar a melhorar as suas vidas”, disse Raquel.

Umas das estudantes participantes do curso foi Aparecida Ramos, 48 anos, que recentemente voltou a estudar após 26 anos longe das salas de aula, e definiu a sua participação no curso como a realização de um sonho. “Eu sempre quis aprender a fazer esse tipo de produto para poder economizar em minha casa. Como tenho seis filhos, qualquer economia é importante”, falou Aparecida, que também trabalha como merendeira no município de Sossego. Já a diretora da escola da qual vieram os alunos, Fabiana de Jesus, ficou impressionada com o engajamento dos estudantes durante o curso. “Apesar do cansaço da viagem que durou quase seis horas, eles se concentraram durante toda a aula. Essa atenção me impressionou”, relatou Fabiana.

No final, um outro projeto de extensão do Campus, o de Arborização e Reflorestamento, ainda presenteou a prefeitura de Sossego com mais de 30 mudas de árvores nativas da Caatinga, que serão usadas para embelezar as escolas e praças da cidade paraibana. “Esta visita está sendo inesquecível, esperamos o retorno de vocês de braços abertos”, declarou, no encerramento, o diretor do Campus, Francisco das Chagas.