Início do conteúdo

O IFPE promovendo a formação integral dos trabalhadores rurais

Nosso seminário contou com a participação de 32 pessoas que estiveram presentes na última quarta-feira, dia 23 de março, na Associação São Francisco, oficialmente designada Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Batinga de Baixo, em Belo Jardim (PE). Teve seus trabalhos efetivamente iniciados às 10h30 e encerrados às 16h00. Naquela manhã, diferentes entidades presentes apresentaram painéis sobre diferentes pontos…


Nosso seminário contou com a participação de 32 pessoas que estiveram presentes na última quarta-feira, dia 23 de março, na Associação São Francisco, oficialmente designada Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Batinga de Baixo, em Belo Jardim (PE). Teve seus trabalhos efetivamente iniciados às 10h30 e encerrados às 16h00.

Naquela manhã, diferentes entidades presentes apresentaram painéis sobre diferentes pontos importantes para os trabalhadores rurais: os moradores do Assentamento Eliete/MST (através dos agricultores Maria Aparecida e João da Silva) relataram a história do Assentamento dentro do contexto de luta pela reforma agrária no país e nos brindaram ainda com as diversas canções que animam os trabalhadores rurais em suas lutas, os membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim (STR/BJ) foram responsáveis por importante exposição sobre a história desta entidade e suas lutas travadas ao longo de décadas de vida (a apresentação ficou a cargo de seu diretor Paulo da Silva) já a FEERPE (Federação dos Empregados Assalariados Rurais do Estado de Pernambuco) apresentou (através de seu presidente Amaro Lourenço) a sua visão da conjuntura nacional.

Ressalte-se que o referido evento teve a participação, por parte do IFPE, dos professores André Gonçalves e Maelda Lacerda, além de Francisco Chagas (Diretor Geral do Campus Belo Jardim) e Pedro Júnior (Coordenador de Extensão do referido campus). Também são dignas de nota as presenças de sete monitores ligados a dois projetos de extensão do IFPE.

A partir das 14h30 teve o início da sessão deliberativa do Seminário. No início desta etapa os estudantes monitores do IFPE (Marlon Ferreira e Luára Santos) apresentaram importantes painéis sobre a história do ensino profissional em nosso país e sobre a concepção de ensino médio integrado. Após esta apresentação os presentes deliberaram, de forma consensual, quais as atividades a serem realizadas pelo projeto de extensão que deu nome ao seminário. Foi criada uma comissão de entidades de trabalhadores rurais que vai atuar junto ao IFPE para estabelecer parcerias e trocas diversas de conhecimento, tal comissão terá sua primeira reunião no dia 20 de abril do corrente ano, às 16h, no Campus Belo Jardim com a presença de dois representantes de cada entidade (STR-BJ, Ass. Eliete/MST, Ass. S. Francisco, Ass. Sítio Pocinho, FEERPE, Ass. Quilombolas) e de integrantes da Instituição Federal. Ficou deliberado que esta comissão também será a responsável por avaliar possíveis mudanças e adequações que sejam necessárias no curso do Projeto de Extensão já citado.

Ao final do seminário a professora Maelda Lacerda externou sua alegria com o encontro e com as atividades realizadas, além de fazer importantes ponderações sobre a atual conjuntura nacional.

 

ATIVIDADES PROGRAMADAS


DIA 20/ABRIL

OFICINA DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

LOCAL: ASSENTAMENTO ELIETE/MST

HORÁRIO: 19H

 

DIA 25/MAIO

OFICINA DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

LOCAL:SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BELO JARDIM

HORÁRIO: 19H

 

DIA 8/JUNHO

OFICINA SOBRE SANEANTES

LOCAL: ASSOCIAÇÃO SÍTIO BATINGA DE BAIXO

HORÁRIO: 19H

 

DIA 20/JULHO

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BELO JARDIM

HORÁRIO: 14H

 

DIA 17/AGOSTO

REUNIÃO AMPLIADA COM ENTIDADES DE TRABALHADORES RURAIS

LOCAL: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BELO JARDIM

HORÁRIO: 16H

 

Fim do conteúdo