Projeto do Campus será apresentado no maior evento nacional de realidade virtual

Projeto de extensão utiliza a realidade virtual para ajudar na popularização da poesia

O projeto de extensão do IFPE Campus Belo Jardim intitulado “Realidade Virtual como Facilitadora do Letramento Literário: Aplicação para Popularização da Poesia”, que é financiado pelo programa institucional de bolsas de extensão PIBEX, teve uma demonstração aprovada para apresentação no maior evento de realidade virtual do Brasil. A apresentação acontecerá no 20o Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), que atrai pesquisadores, profissionais e estudantes do mundo inteiro para discutir os avanços científicos das áreas de realidade virtual e realidade aumentada.

O projeto de extensão é desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Informática Alysson Silva e Maria Letícia Oliveira, sob orientação dos professores Francisco Simões, da área de informática, e Ana Carolina Almeida, que ensina língua portuguesa.

A ideia do projeto surgiu de uma parceria entre os professores que, preocupados com o crescente desinteresse da população pelo texto poético, viram na realidade virtual uma ferramenta com potencial para aumentar o interesse pela poesia, através de artifícios como a associação de imagens e sons ao texto poético, ampliando assim as sensações provocadas pelo texto.

Com o objetivo de popularizar a poesia local nos próximos anos, o projeto produz a ambientação de alguns textos de poetas de Belo Jardim com paisagens da região capturadas em 360 graus. O resultado destas produções serão apresentadas em escolas da cidade com o objetivo de avaliar o impacto entre os jovens, viabilizando assim a evolução do projeto.

O SVR 2018 acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro