Início do conteúdo

Redação de aluno do IFPE Belo Jardim entra no ranking das vinte melhores em concurso nacional

Adenilson Cordeiro Barros teve seu texto aprovado como um dos melhores em concurso de redação promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG


O concurso nacional de redação Como Eu Quero Envelhecer estimula adolescentes de todo o país a refletirem sobre o futuro e sua relação com o envelhecimento. Há anos a professora Maêlda de Lacerda Barros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE Campus Belo Jardim, vem desenvolvendo projetos educacionais com seus alunos, atualmente está trabalhando em um projeto que faz parte do projeto de extensão da Proext, intitulado como “Pessoas idosas: Sujeitos de desejos, sujeitos de direitos”, no qual estão trabalhando numa perspectiva de como as pessoas idosas se inserem na questão com a relação política estabelecida na sociedade de acordo com seus direitos, as conquistas sociais e o estatuto do idoso.

Mâelda assim que soube do concurso resolveu incentivar os alunos a participarem enviando redações, contudo Adenilson foi o único estudante do campus que encaminhou o conteúdo solicitado, e dentro dos critérios estabelecidos pela SBGG. A redaçãoCarregando Minha Miopia, de Adenilson Cordeiro Barros, estudante do curso técnico em agroindústria ficou entre as selecionadas. As vinte melhores redações darão origem a um livro especial, a ser editado pela SBGG, a obra será disponibilizada em versão digital (e-book) para as escolas interessadas em utilizá-lo como material didático.

Dentre as escolas que participaram do processo seletivo apenas dois Institutos Federais tiveram representantes que entraram no ranking das vinte melhores redações, foram: IFPE Campus Belo Jardim e o IFG Campus Águas Lindas.

Veja relação dos 20 participantes que tiveram seus textos selecionados

O resultado final do concurso foi publicado na última sexta-feira (20), no site e facebook oficiais da SBGG. Conforme as divulgações o vencedor do concurso de redação foi Júlia Baghdadi Pinheiro, ano do ensino médio, do Colégio Monsenhor Honório Nachi, localizado em SP.

A vencedora ganhou uma viagem de ida e volta, com um acompanhante, à Fortaleza, Ceará. Viagem esta na qual irá poder ler sua redação na abertura do congresso de profissionais especialistas e interessados no tema envelhecimento e saúde da pessoa idosa, o 20º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, a ser realizado na capital cearense no período de 8 a 11 de junho de 2016, sob a organização da SBGG.

Fim do conteúdo