Notícias
IFPE dá início a grupo de estudos sobre o feminismo negro
Iniciativa é aberta a qualquer pessoa interessada. Primeiro encontro acontecerá no dia 15/04
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) dá início, neste mês de abril, ao Grupo de Estudos sobre o Feminismo Negro, organizado em parceria pela Coordenação de Políticas Inclusivas (COPI) da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), pelos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGEDs) e Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABIs) dos campi do Instituto e pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. A criação do grupo se dá no contexto em que o IFPE irá sediar o Ser Negra, evento da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da construção da 2ª Marcha de Mulheres Negras, que acontecerão em 2025 em Brasília (DF).
O objetivo da iniciativa é aprofundar o entendimento sobre o feminismo negro, suas origens, principais teóricas e sua contribuição para a luta contra as opressões de raça, classe e gênero. O grupo buscará refletir sobre as interseções entre essas questões, promovendo um espaço de aprendizado, diálogo e reflexão crítica.
Segundo Adiliane Batista, responsável pela COPI/PROEXT, o feminismo negro é uma vertente do movimento feminista que surgiu como resposta às limitações do feminismo branco, que muitas vezes negligencia a experiência das mulheres negras. “Estudar o feminismo negro é essencial para compreender as múltiplas opressões enfrentadas pelas mulheres em geral, especialmente pelas mulheres negras, e como suas lutas podem ser um modelo de resistência e transformação social”, destaca a servidora.
O grupo será aberto a todas as pessoas da comunidade acadêmica do IFPE (docentes, técnicos/as-administrativos/as, terceirizados/as e discentes) e comunidade externa interessadas em aprender sobre o movimento, mas também irá acolher homens e pessoas não-binárias que desejem compreender e apoiar as lutas dessa vertente do feminismo.
Os encontros serão mensais e acontecerão de forma remota. O primeiro encontro será realizado no dia 15 de abril, às 9h.
Os/as interessados/as em participar do grupo podem se inscrever por meio do link disponível aqui.
Para conferir a proposta e o cronograma completo, clique aqui.